Os erros mais cometidos por casais que acabaram se separando

22/11/2016 às 07:282 min de leitura

É difícil saber que a pessoa que faz seu coração bater rápido hoje é, de fato, a pessoa com quem você quer passar o resto da sua vida – isso se casamento estiver nos seus planos, é claro. Independente de se acreditar ou não em algum conceito como o de “alma gêmea”, o fato é que ter a certeza de que alguém é o grande amor da sua vida é algo pesado – por isso mesmo acabamos cometendo erros na hora de definir quem ficará ao nosso lado “até que a morte nos separe”.

A verdade é que 42% dos casamentos terminam em divórcio, e isso é um dado bastante alarmante. O The Independent reuniu uma série de depoimentos dados por pessoas que se divorciaram, e, por mais estranho que pareça, a razão mais apontada como responsável pelo término de casamentos foi “se casar apenas por amor”.

Românticos de plantão, respirem fundo e vamos à lógica dessas pessoas: para elas, um casamento não depende somente de amor, mas de administração mesmo. Casar é lidar com tarefas domésticas, finanças, problemas de trabalho, horários truncados e, claro, criação dos filhos. Para um dos internautas, o casamento é mais um “relacionamento entre parceiros de negócios do que entre amantes”. Vixe!

“E o meu erro foi crer que estar ao seu lado bastaria”

Ainda que isso possa ser interpretado como uma visão fria demais de um casamento, a verdade é que muitas das pessoas que já foram casadas concordaram. Para um dos internautas, o amor é uma escolha; a partir do momento em que a pessoa escolhe amar seu cônjuge mesmo nos momentos mais difíceis, os dois ficam juntos e se propõem a resolver os problemas.

Outro erro citado foi o de escolher um companheiro para a vida com base no que ele é ou tem, como quando alguém se casa só porque o outro é médico, advogado ou empresário, por exemplo, e supostamente tem uma boa vida financeira e um bom status social.

Aquela ideia de que “os opostos se atraem” também foi considerada um erro: “Alguma diferença é obviamente boa, mas os casamentos mais bem-sucedidos que eu vi são aqueles nos quais as pessoas eram o mais semelhantes possível”, disse um dos internautas.

Não é fácil

Mais um erro que pode estar diretamente relacionado com o anterior é a crença que às vezes temos de que conseguiremos mudar a outra pessoa – eis uma “receita para o desastre”, disse um dos depoimentos. De fato, há algumas características de personalidade que não são facilmente mutáveis, e muitas vezes a pessoa nem tem a intenção de agir de modo diferente.

Entre o restante de erros citados várias vezes pelos internautas estavam o de se casar por ter medo da solidão e o de os noivos não chegarem a um consenso sobre filhos antes do casamento – uma conversa sobre esse tema é fundamental para que os dois tenham certeza das expectativas um do outro.

De fato, esses erros parecem mesmo estar por trás de casamentos que acabaram fracassando. Escolher alguém para estar ao seu lado durante toda a vida é uma grande responsabilidade, e o segredo parece ser unir amor, planejamento e muita conversa. Agora nos conte: você espera se casar um dia ou prefere ter uma vida sem esse tipo de compromisso?

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: