Qual é a melhor maneira de pedir aumento de salário?
49
Compartilhamentos

Qual é a melhor maneira de pedir aumento de salário?

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

É aquela coisa: em termos de carreira, a verdade é que todos começamos uma jornada profissional, seja ela qual for, esperando obter sucesso, reconhecimento e, de preferência, conseguindo conquistar aumentos salariais de tempos em tempos.

A questão é que muitas vezes precisamos “chegar junto” e deixar claro que precisamos e merecemos ganhar mais. É nesse tipo de situação que muitas pessoas acabam se perdendo, justamente por não saberem qual é o momento e o jeito certos de chamar o chefe para aquela conversinha.

Primeiro, tenha em mente que o fato de o seu superior não ter proposto um aumento salarial não indica que você não o merece. Na verdade, é bem possível que a ideia do aumento nunca parta dele – quem é que quer gastar mais dinheiro, não é mesmo? Da mesma maneira, é verdade também que funcionários realmente competentes e merecedores têm o aval para falar sobre o assunto e conseguir o aumento que esperam. A seguir, confira algumas dicas para pedir um salário maior do jeito certo:

1 – Seja paciente

Ainda que você trabalhe em uma empresa que possibilite um diálogo aberto com seus superiores, é preciso ter noção e não se tornar uma pessoa que, a cada oportunidade, fala sobre receber um aumento. O ideal é falar em promoção depois que você estiver na empresa há um ano ou um ano após ter recebido a última promoção.

2 – Defenda o seu valor como funcionário

Já que você está pedindo aumento, use a oportunidade para mostrar os motivos pelos quais você merece ganhar mais. Primeiro, mostre seus feitos como bom funcionário; depois, destaque suas ideias para o futuro da empresa, mostre que você tem interesse em crescer cada vez mais e, se for possível, faça um levantamento do valor real que você agrega ao local onde trabalha. Se uma ideia sua teve uma boa repercussão, não deixe de mencionar também – isso tudo, é claro, sem parecer pedante.

3 – Peça um feedback

Da mesma maneira que você deve ser confiante ao ponto de expor suas qualidades e querer que, através delas, seu chefe valorize seu trabalho, é preciso pedir um feedback de seus superiores e estar pronto para ouvir críticas. Se seu chefe falar sobre algo em que você tem que melhorar, receba isso de mente aberta e entenda que ser criticado é uma boa coisa, pois mostra que quem critica realmente pensa que você pode fazer melhor.

4 – É preciso falar em números

Pedir apenas um aumento é algo muito vago, então é bacana que você entenda dos salários da companhia onde trabalha e, assim, consiga ser razoável e mostrar o quanto deveria ganhar a mais, no total e em percentagem.

5 – Deixe sua vida pessoal de fora

Mantenha a conversa sempre no âmbito profissional e, mesmo que seu aluguel tenha subido, não traga essa questão para a mesa. Aumentos são geralmente concedidos com base na situação da empresa e no desempenho profissional do funcionário, não em circunstâncias da vida pessoal dele.

6 – Agradeça

Não se esqueça, depois de terminar a conversa, de agradecer pela oportunidade de tê-la e pelo tempo que seu chefe dedicou a ouvir seus pontos. Se a resposta, ainda assim, for negativa, é importante tentar não se desanimar e mostrar que você entende – talvez daqui a seis meses você e o chefe possam conversar de novo.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.