Ciência
31/05/2017 às 11:29•2 min de leitura
No ano passado, uma onda de terror assolou os Estados Unidos e teve reflexos em outras partes do mundo, como no Brasil: palhaços misteriosos surgiram em lugares bizarros levando pânico à população. O fenômeno, que poderia ser um marketing viral, acabou saindo do controle, e ninguém assumiu a autoria desses sustos.
Agora, você já se perguntou por que algumas pessoas têm medo desses personagens? Enquanto muitos adoram se divertir com as brincadeiras que eles aprontam, outros sofrem bastante com a coulrofobia – o nome científico por trás desse temor. Já falamos de explicações psicológicas para isso, e agora o site The Crazy Facts trouxe novas teorias. Confira:
A pintura branca do rosto pode remeter ao rosto pálido de um cadáver, por isso muita gente se assusta com os palhaços. A boca em tom vermelho-sangue também não ajuda nada a espantar a sensação de medo. Eles passam a ideia de serem humanos, mas também criam uma aura fantasmagórica difícil de ser desassociada por quem os temem.
Historicamente, os palhaços não surgiram como animadores de festas infantis ou os engraçadões do circo: de acordo com o autor Benjamin Radford, no livro “Bad Clowns” (“Palhaços Malvados”, em tradução livre), algumas tribos norte-americanas traziam a figura do palhaço como a de alguém pronto para fazer pegadinhas e malícias, principalmente durante cerimônias espirituais. Talvez venha dessa origem a ideia de que eles podem ser um tanto quanto maquiavélicos.
Nos anos 70, John Wayne Gacy foi descoberto como um serial killer responsável pela morte de 33 rapazes. Ele costumava se apresentar como o palhaço Pogo em festas infantis, por isso acabou ganhando o apelido de “Palhaço Assassino” pela mídia, que cobriu amplamente o caso. Logicamente, essa história ajudou a aumentar o medo em relação a esse tipo de personagem.
A aparência fantasmagórica dos palhaços foi amplamente utilizada pela indústria pop. Desde a ópera “Pagliacci” (1982) até os quadrinhos do Batman, várias obras utilizaram versões maquiavélicas desse personagem para compor suas histórias, atingindo públicos cada vez maiores e cada vez mais cedo. Assim, muita gente cresce com esse medo já instaurado.
Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!