8 problemas que podem indicar que você tem ansiedade

20/06/2017 às 05:482 min de leitura

1 – Problemas gastrointestinais

Gás em excesso, inchaço abdominal, constipação, cólicas e diarreia, especialmente quando não acontecem raramente, podem ser um sinal de que você tem a síndrome do intestino irritável, que é algo muito frequente em pessoas com transtornos de ansiedade.

2 – Insônia

Se você deita na cama e seu corpo simplesmente não desliga, eis mais um sinal de alerta. A insônia, quando frequente, precisa ser investigada, até mesmo porque a ansiedade pode fazer com que ela fique bem pior.

3 – Você sente necessidade de beber

Uma coisa é tomar uma taça de vinho de vez em quando, outra bem diferente é sentir necessidade de consumir bebida alcoólica com frequência, com a sensação de que isso trará alívio e fará com que você descanse melhor. O álcool pode, sim, trazer a sensação de relaxamento, mas a longo prazo o consumo excessivo desse tipo de líquido é um péssimo negócio.

4 – Você sente dores pelo corpo

Como mecanismo de defesa, é normal que nossos músculos se contraiam quando estamos estressados demais – com isso, é como se eles nos preparassem para fugir a qualquer momento. O problema aqui é que isso acontece quando estamos tensos e, ao final do dia, nos pegamos cheios de dores musculares e com a sensação de que precisaríamos de remédios e massagem.

5 – Trabalhar virou um tormento

Quando você sofre para realizar até as pequenas tarefas do trabalho e não consegue manter o foco por muito tempo, é preciso redobrar a atenção. Dificuldade de concentração é um sintoma típico da depressão e também da ansiedade e pode ser o início de uma bola de neve ruim, já que, sem conseguir se concentrar, fica cada vez mais difícil trabalhar.

6 – Você vive com dores de cabeça

Existe uma relação entre depressão, ansiedade e dor que não é totalmente esclarecida para a Ciência, mas o fato é que pessoas com transtornos de ansiedade são muito mais propensas a ter crises de enxaqueca – o bom do diagnóstico do transtorno é que, uma vez que a pessoa comece a tomar remédios, as dores vão desaparecendo.

7 – Você tem dificuldades para respirar

Pessoas com transtornos de ansiedade frequentemente relatam ter a sensação de que seus pulmões não ficam cheios de ar e de que precisam fazer força para respirar profundamente. Eis mais um sintoma de alerta.

8 – Pequenos problemas perturbam sua mente

Se você fica ruminando problemas, mesmo que pequenos e que já tenham sido resolvidos, como uma discussão boba com seu amigo, saiba que isso é mais um sinal de ansiedade. Ficar reprisando situações e lembrando de diálogos que foram ditos há tempos e que não são muito importantes é uma forma de obsessão comum em pessoas com ansiedade.

***

Se você acha que pode ser uma pessoa ansiosa, o ideal é buscar ajuda médica e psicológica. Todas as pessoas estão sujeitas a apresentar algum quadro relacionado à saúde mental e isso não deve ser visto como fraqueza ou como algo de que se possa sentir vergonha. Saúde mental é algo que precisa ser levado a sério, então não pense duas vezes antes de buscar ajuda.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas! 

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: