Sua mesa de trabalho é bagunçada? Isso pode ser um ótimo sinal, sabia?

12/07/2017 às 10:441 min de leitura

Responda rápido: sua mesa de trabalho ou de estudos é bagunçada ou toda arrumadinha? Ainda que o óbvio seja pensarmos que mesas organizadas são as ideais, a ciência diz mesmo é que ambientes de trabalho bagunçados são grandes indicativos de genialidade.

Pesquisadores da Universidade de Minnesota resolveram descobrir o que a organização das mesas de estudo tem a dizer sobre a criatividade e o desempenho de seus alunos.

Os resultados mostraram que os alunos que estavam em salas bagunçadas e usando mesas desorganizadas tiveram a mesma produtividade e o mesmo número de ideias do que os alunos que estavam em um ambiente totalmente organizado. A diferença notável foi em relação às ideias dos alunos das salas bagunçadas, que foram consideradas mais interessantes e mais criativas.

E é verdade!

Mark Twain e sua bagunça.

A relação entre bagunça e maior criatividade, de acordo com os autores do livro A Perfect Mess, Eric Abrahamson e David H. Freedman, está no fato de que manter tudo em ordem é um condicionamento que ignora os custos, digamos assim, da limpeza. Eles acreditam também que a bagunça estimula nosso cérebro a ser mais criativo.

Historicamente, o ideal de um trabalhador obstinado e que finaliza sempre todas as suas tarefas e não deixa nada para trás é um retrato do século 19 e, por isso, já está ultrapassado.

Pessoas consideradas geniais, como o escritor Mark Twain, geralmente vivem em meio à bagunça. Twain fazia sempre questão de posar para fotos em frente à sua mesa bagunçada, como você pode ver na imagem acima.

Albert Einstein também já falou sobre esse tema, dizendo que uma mesa desordenada é reflexo de uma mente que trabalha muito. Entre outros adeptos de mesas bagunçadas, temos nomes como os de Thomas Edison e também de Steve Jobs. Ou seja... Essa pesquisa deve realmente fazer sentido. Com base na sua mesa, nos conte: você é um gênio também?

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: