Artes/cultura
27/04/2012 às 07:51•1 min de leitura
(Fonte da imagem: Thinkstock)
De acordo com a Time Magazine, um novo estudo realizado pelo Instituto Nacional de Educação de Singapura, sugere que, embora ninguém goste de falhar quando está aprendendo algo novo, isso é parte do processo de aprendizagem, fazendo com que as novas informações fiquem retidas em nossa memória.
O problema é que cada vez mais as informações nos são entregues de maneira extremamente organizada e estruturada, de forma a evitar que tenhamos muitos problemas na hora de aprender sobre um novo tema ou atividade. Segundo os pesquisadores, é melhor deixar que o indivíduo se bata um pouco com o novo material, abstendo-se de oferecer qualquer tipo de ajuda em um primeiro momento.
Apesar das pesquisas focarem mais no aprendizado de crianças, isso vale também para os adultos. No ambiente de trabalho, por exemplo, quando temos que aprender uma nova função, os empregadores tendem a oferecer treinamentos e suporte até que sejamos capazes de desempenhar a nova atividade sozinhos, eliminando, assim, grande parte da margem de erro necessária para que a nova informação seja aprendida corretamente.
Fonte: Time Magazine, Instituto Nacional de Educação de Singapura