(Fonte da imagem: Thinkstock)

Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Berlim, afirma que olhar para o outro lado na hora de tomar uma injeção realmente faz com que a experiência seja menos dolorosa.

De acordo com o site Science Daily, os cientistas descobriram que, ao desviar o olhar, eliminamos a antecipação que nos faz sofrer e, assim, reduzimos a sensação de dor provocada pela picada da agulha. Segundo os pesquisadores, nossas — más — experiências passadas influenciam a forma como reagimos durante esses momentos.

Só uma picadinha...

Durante o estudo, os cientistas pediram que os participantes assistissem a filmes mostrando mãos sendo picadas por agulhas, sendo tocadas por cotonetes ou simplesmente não sendo tocadas por nada. Eles então receberam pequenos choques — alguns mais dolorosos que outros — durante as exibições dos três vídeos.

Todos os voluntários afirmaram sentir mais dor durante os vídeos que mostravam as injeções, independente da intensidade do choque, o que foi confirmado pelo monitoramento dos movimentos dos olhos e dilatação das pupilas, sinais típicos da atividade do sistema nervoso quando recebemos estímulos dolorosos.

Portanto, quando você tiver que tomar uma injeção e pedirem que você olhe para o outro lado, obedeça! Isso realmente fará com que você sinta menos dor e não sofra tanto.

Fonte: Science Daily