(Fonte da imagem: Thinkstock)

De acordo com um artigo publicado pelo site lifehacker, todos somos um pouquinho supersticiosos, e o fato de termos ou não boa sorte depende muito da nossa própria atitude em relação às coisas nas quais acreditamos.

Segundo o artigo, escrito por Eric Barker, diversas pesquisas já demonstraram que acreditar na sorte e tentar adotar uma atitude mais tranquila pode fazer com que tenhamos um melhor desempenho em nossas atividades cotidianas, aumentando a nossa produtividade e diminuindo o estresse. Para isso, o autor sugere que basta acreditar que estamos sempre em uma maré de sorte e que ela sempre está vindo ao nosso encontro.

Mas isso não significa que estamos mentindo para nós mesmos?

De acordo com os estudos, não importa se estamos nos enganando ou não. O fato é que ser superconfiante parece ter um impacto positivo em nossa produtividade, além de melhorar o trabalho em equipe. Além disso, acreditar em "mandingas" inocentes — como ter uma camisa da sorte ou uma caneta especial — pode influenciar o nosso desempenho e nos convencer de que tudo vai dar certo, reduzindo o nosso estresse e nos fazendo sentir mais motivados.

Na verdade, todas essas atitudes e “talismãs” exercem sobre nós um efeito placebo. De qualquer forma, se você está se enganando só um pouquinho e por uma boa causa, será que isso realmente importa?

E o que podemos fazer para atrair a boa sorte?

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Segundo alguns pesquisadores, pessoas consideradas sortudas geralmente contam com personalidades extrovertidas, além de parecer ter mais facilidade para criar, perceber e tirar proveito das oportunidades. Elas maximizam suas chances de que algo bom ocorra através de suas grandes redes de amigos e conhecidos, mantendo a mente sempre aberta para novas experiências e adotando uma atitude mais relaxada em relação à vida.

Além disso, pessoas de sorte também costumam ser mais intuitivas, dando sempre ouvidos àquela vozinha interior que muitas vezes nos "diz" quando algo está errado ou não. Outra característica dos sortudos é acreditar que a sorte sempre está do lado deles e, mesmo quando algo de errado ocorre, essa crença os ajuda a persistir e adotar uma atitude mais positiva.

Portanto, para atrair mais coisas boas para a sua vida, ative algumas superstições positivas, confie mais no seu próprio taco, aumente a sua rede de amigos e acredite que a sorte caminha sempre com você. No fim das contas, essa atitude é inofensiva e, se der certo, você só estará atraindo bons fluidos, além de se sentir mais feliz. Afinal, se faz bem, que mal tem?

Fontes: lifehacker e Eric Barker