Estudo aponta que quem nunca se desculpa é mais feliz

05/04/2013 às 05:561 min de leitura

Você se lembra de alguma ocasião, quando ainda era criança, na qual aprontou alguma com um amiguinho seu, levou uma baita bronca, ficou de castigo e foi obrigado pelos seus pais a pedir desculpas depois? Se você pensar bem nessa situação, provavelmente se dará conta que a parte mais dolorosa dessa experiência não foi o sermão ou o castigo, nem o sofrimento do seu amigo, mas a horrível sensação de ter que pedir desculpas.

Contudo, segundo uma notícia publicada pelo Smithsonian.com, um grupo de pesquisadores garante que aquela sensação ruim não nos persegue apenas durante a infância, mas sim que o ato de pedir desculpas nos faz nos sentirmos mal por toda a vida. Os psicólogos pediram que um grupo de pessoas se lembrasse de algumas transgressões — como cortar outro motorista no tráfego ou roubar alguém — e se haviam se desculpado por elas ou não, e como se sentiram depois.

Resultados

Fonte da imagem: pixabay

Mais tarde, os pesquisadores pediram que os participantes escrevessem um email, no qual podiam escolher pedir desculpas ou não pelos seus atos. Os psicólogos descobriram que — ao contrário do que os nossos pais sempre nos ensinaram — pedir desculpas não faz com que as pessoas se sintam melhor. Na verdade, ocorre o contrário! Os resultados do estudo mostraram que o email no qual as pessoas pediam desculpas fazia com que elas se sentissem pior.

Aparentemente, se recusar a pedir desculpas faz com que nos sintamos mais poderosos, e esse poder e controle parece ser traduzido em um sentimento mais forte de autoestima. E mais: os pesquisadores descobriram que os participantes que se recusaram a se desculpar, além de se sentirem mais satisfeitos, ironicamente também apresentaram um aumento na sua noção de integridade pessoal.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: