Mistérios
10/05/2017 às 04:00•3 min de leitura
Muitas pessoas são mais produtivas durante a manhã, conseguindo realizar as suas tarefas de trabalho com muito mais eficiência nesse período do que à tarde. Em alguns casos, isso acontece porque, logo depois do almoço, muita gente entra em um estado letárgico, a famosa moleza ou leseira pós-refeição.
Para alguns, esse estado pode durar poucos minutos — devido à maior localização de sangue no estômago para a digestão —, mas para outros essa moleza pode durar a tarde inteira, fazendo com que a produção despenque e se acumule trabalho para o outro dia, tornando-se um círculo vicioso. Então, o que fazer para melhorar isso e se manter alerta e produtivo durante a tarde toda? Confira abaixo algumas dicas para manter o ritmo:
Antes de tudo, olhe à sua volta. Com certeza você não é o único a sofrer com a letargia pós-almoço. Muitos colegas seus também podem estar na mesma situação. Então, para dar uma acordada, puxe um assunto com o colega do lado, contando alguma história divertida ou falando sobre algum tema do momento na internet. Só não se prolongue demais, senão pode ter o efeito contrário e fazer com que você perca mais tempo ainda de sua produtividade.
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Uma conversa, um café ou nem mesmo uma água no rosto adiantou para você ficar alerta novamente? Então, o ambiente pode estar lhe deixando com mais sono. Avise seus companheiros de trabalho e saia por alguns minutos para dar uma volta e respirar ar puro. Isso é mais indicado principalmente para quem almoça no escritório e fica horas no mesmo local.
Se a sua empresa permitir, os espaços abertos são ótimos para reuniões e para liberar as suas ideias. Ter esse tempo fora não faz de você um mau empregado, e são apenas alguns minutinhos para recarregar as suas baterias, o que pode fazer grande diferença na rotina diária.
Você sabia que manter uma garrafinha de água na sua mesa pode deixá-lo mais produtivo? Além disso, a sua saúde vai agradecer. O ideal é beber de 2 a 3 litros de água por dia, fazendo com que o seu organismo trabalhe direitinho, e você tenha mais bem-estar para realizar as tarefas do dia a dia.
Você é daqueles que se perdem no meio da bagunça da sua mesa? Isso é péssimo para a sua organização e, consequentemente, para a sua produção. Uma mesa organizada é essencial para o trabalho fluir melhor. Por isso, tente arrumar papéis, bloco de notas, fios do computador e tudo mais que estiver na sua mesa. Jogue fora (ou doe para alguém que esteja precisando) os itens que você não usa mais e arrume tudo da melhor forma. Você vai sentir a diferença.
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Anotar em um bloco — ou mesmo fazer uma planilha do computador — com todas as suas metas para o dia pode ser a chave da produtividade e da organização. Apenas certifique-se de que elas sejam realistas e possíveis de ser alcançadas para os melhores resultados.
Se sobrar um tempinho depois da refeição, e você tiver um lugar adequado, que tal tirar um cochilo rápido? Diversos estudos já comprovaram os bons efeitos de uma dormidinha depois do almoço para a produtividade. O ideal é que a soneca seja de no máximo 30 minutos, o que garante que você não vai cair nos estágios mais profundos do sono e acordar com aquele sentimento meio “tonto” que os cientistas chamam de inércia do sono.
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A cada 90 minutos de trabalho, desligue-se um pouco da rotina por um tempinho rápido. Limpe a sua mente, olhe pela janela, pare um pouco com tudo. Não use esse tempo para acessar redes sociais ou twitar desesperadamente. Concentre-se em relaxar o cérebro, pois ele precisa desse descanso. Faça uma respiração mais pausada, com calma, depois retorne às atividades normalmente.
*Publicado por Claudia Borges em 12/8/2013