Mulheres vestidas de vermelho podem despertar o ciúme de outras mulheres

15/07/2014 às 12:362 min de leitura

Pode parecer uma ideia saída de uma dessas comédias românticas, mas, de acordo com o Live Science, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Rochester, nos EUA, apontou que as mulheres podem mostrar comportamento mais possessivo e defensivo com respeito aos seus namorados na presença de outras mulheres vestidas de vermelho.

Segundo a publicação, a cor vermelha está intrincadamente relacionada com a ideia de sexo e romance na cultura ocidental, e diversos estudos que revelaram que, independente da intenção, toda vez que uma mulher se veste de vermelho os homens reagem. E a recíproca é verdadeira, pois uma pesquisa apontou que as moças também acham os rapazes vestidos com essa cor mais atraentes. Mas, e o que as mulheres acham de outras moças usando vermelho?

Competição

Para descobrir, os pesquisadores realizaram três experimentos simples, o primeiro dos quais envolveu a participação de 196 moças divididas em dois grupos. Um deles teve que avaliar a imagem de uma jovem usando vestido branco, enquanto o outro analisou a foto de uma garota com vestido vermelho. Depois, todas tiveram que interpretar o quanto a pessoa da fotografia estava interessada em sexo, usando uma escala de 1 a 100.

No segundo experimento, os pesquisadores mostraram as mesmas fotos para um total de 326 mulheres — também divididas em dois grupos — e pediram que elas se imaginassem competindo por um homem com a garota da foto. No primeiro teste, a moça de vermelho ficou na frente, com um total de 49,26 pontos contra 41,06 da garota de branco.

Na segunda experiência, aconteceu o mesmo, com um total de 46,02 para a jovem de vermelho contra 38,23 para a de branco. Aliás, durante esse segundo teste, as participantes apontaram que, comparado com a moça de branco, a mulher de vermelho era a que tinha mais probabilidade de trair o namorado.

Tirando a prova

Contudo, para eliminar uma possível tendenciosidade com respeito à percepção das participantes — afinal, enquanto o vermelho está associado com a ideia de sexo, o branco está relacionado com o virginal e o puro —, os pesquisadores realizaram um terceiro experimento, desta vez envolvendo uma mulher com uma blusa vermelha e outra com uma blusa verde.

Um total de 143 universitárias participou desse terceiro teste, indicando — com base em uma escala de 1 a 9 — o quão interessadas em sexo as moças das fotos pareciam estar, se as participantes apresentariam essas mulheres para seus namorados e como elas se sentiriam se seus companheiros ficassem às sós com alguma delas. E mais uma vez a moça de vermelho saiu na frente, sendo vista como mais provocativa do que a garota de verde nas três situações.

Cena do filme "A Dama de Vermelho"

Contudo, apesar de interessantes, os pesquisadores ressaltaram que os resultados estão baseados no que as pessoas dizem, e não necessariamente no que elas fazem em situações reais. Além disso, os cientistas chamaram a atenção para o fato de que o que o estudo apontou não se aplica para todas as mulheres, pois as conclusões mostram apenas tendências ponderadas, e não o que acontece toda vez que uma garota resolve usar roupas vermelhas.

Portanto, caras leitoras, embora o estudo tenha apontado que as mulheres tendem a sentir ciúmes de moças que se vestem de vermelho, isso não significa que você será excluída ou isolada por outras garotas só porque gosta de usar essa cor. Por outro lado, se você estiver procurando um namorado, não custa nada confiar na ciência e dar uma colorida no visual. Vai que dá certo!

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: