10 dicas para alcançar a felicidade na vida profissional

06/08/2014 às 05:345 min de leitura

Ser realizado profissionalmente é o sonho das pessoas. E essa realização não consiste apenas em ganhar de acordo com o trabalho feito ou melhor do que os outros profissionais no mercado. É preciso que a pessoa esteja feliz, fazendo o que gosta, em um lugar bacana, em harmonia com os colegas. Dessa forma, é possível chegar ao sucesso.

É claro que a realização não depende apenas do profissional (se assim fosse, não existiria gente infeliz com seu emprego), mas de uma série de fatores. Porém, cada um pode fazer o seu melhor para tornar mais agradável o cotidiano com as pessoas à sua volta e mais proveitoso e harmonioso o dia de trabalho.

Pro dia nascer feliz

Nataly Kogan, cofundadora e CEO do startup Happier — uma empresa cujo objetivo é ajudar as pessoas a se realizarem em sua vida—, divulgou 10 dicas que podem ajudar você a ver o seu trabalho de uma forma melhor e bem mais leve. São pequenas atitudes e gestos que podem ser feitos por qualquer pessoa e vão mudar o modo como você encara o seu emprego.

Claro que, se você estiver em uma situação complicada, na qual chega a ser torturante ir trabalhar, então é hora de procurar um novo emprego. Mas, enquanto você não encontra, que tal aplicar essas dicas e tentar ser um pouquinho mais feliz no seu dia a dia? Não custa nada e todos só têm a ganhar, principalmente você.

01 – 60 segundos para respirar

“Escolha um momento no meio do dia e defina o alarme para tocar em determinada hora. Quando ele disparar, levante-se da mesa, deixando computador e telefone de lado por um momento e relaxe. Respire fundo, faça uma caminhada pelo escritório, feche seus olhos em algum lugar tranquilo, coma um pedaço de chocolate ou saboreie um chá”, diz Kogan.

“Quando voltar para o que estava fazendo, você vai se sentir revigorado, calmo e mais no controle, mesmo nos mais caóticos dos dias”. Então, não perca tempo e comece hoje mesmo a seguir essa dica de ouro. Porque nada mais calmante do que um respiro em um dia agitado. Esses são 60 segundos que valem ouro.

02 – Antes de checar os emails, faça alguma coisa útil

“Os emails vão sugar você, mas, se você começar o dia fazendo algo de produtivo, você vai se sentir mais preparado para o que vem a seguir. Trabalhe em um artigo, no PowerPoint ou Excel, ou apenas organize a sua lista de coisas a fazer. Mas faça algo no qual você sinta que teve algum progresso em direção a um objetivo”, explica Kogan.

Portanto, que tal começar o dia de trabalho vendo o que você tem para fazer durante o expediente e organizando as suas prioridades? Quem sabe finalizando um relatório, revisando algum texto ou algo do tipo. Dessa forma, quando a enxurrada de emails chegar, você estará livre para responder e resolver todos eles, sem nada pendente.

03 – Sempre anote uma coisa boa no final do seu dia

“Os 11 mil estudos que mostram os benefícios de expressar gratidão por aquilo que você já tem não estão errados. Experimente por uma semana e faça isso mesmo nos dias em que as coisas não seguiram seu caminho. Você verá que uma nota positiva no final do dia vai ajudá-lo a aproveitar melhor o seu tempo após o trabalho e se preparar melhor para o dia seguinte”.

Então, seguindo essa dica da executiva, separe um caderninho, um bloco de notas ou até mesmo um documento no computador e anote uma coisa boa que aconteceu no seu dia de trabalho. Essa pequena anotação vai mostrar para você o quanto o seu dia valeu a pena e motivá-lo para conquistar coisas melhores no próximo dia. Que tal tentar?

04 – Personalize seu ambiente de trabalho

“Exploda cores ao seu redor. Colocar na sua mesa as suas canetas e cadernos favoritos é sempre bem divertido, mesmo no mundo digital em que vivemos. Mantenha uma foto favorita de algo ou alguém que te faz sorrir e deixe por perto. Personalizar o seu espaço vai fazer você se sentir mais energizado”, aconselha Nataly.

Essa dica já é seguida por muitos profissionais, por mais sério que seja o emprego. Levar um porta-retratos com uma fotografia preferida para deixar na sua mesa, um objeto que você goste muito, um gaveteiro para guardar os seus itens preferidos, tudo isso vai ajudar você a se sentir melhor no ambiente de trabalho e fará uma diferença enorme.

05 – Todos os dias, distribua uma pequena gentileza aos colegas de trabalho

Segundo Kogan, “a ciência mostra que, quando você faz coisas boas para os outros, você consegue um aumento de energia positiva. Leve o petisco preferido de um colega e deixe em sua mesa como uma surpresa. Convide alguém para um café, faça um elogio genuíno ou deixe um bilhete gentil para algum colega de trabalho todos os dias”.

Não custa nada para quem dá e vale muito para quem recebe. Também é uma dica preciosa para se socializar com as pessoas, ganhando a confiança e a simpatia de todos ao seu redor. Vai sair para almoçar? Convide alguém para ir com você. Comprou um chocolate? Compre outro para distribuir no escritório. Você vai se sentir muito feliz com esse gesto.

06 – Faça uma reunião durante uma caminhada

Reuniões, algumas vezes, podem ser bem chatas e cansativas. Que tal inovar e tentar algo diferente (desde que todos os presentes estejam de acordo)? Uma caminhada pode ser um modo bem inusitado para conversar. Deixe a sala de conferência e saia para as ruas. Além de respirar ar fresco, vocês farão um ótimo exercício.

“Obter 20 minutos de ar fresco por dia ajuda você a se sentir mais feliz. Em vez de se sentar em uma sala de reunião e falar por horas, caminhar ajuda a focar a sua mente e pensar de forma mais criativa. Vocês até podem tornar as reuniões bem mais produtivas”, explica a executiva. Uma forma divertida até mesmo para fechar negócios.

07 – Procrastinar? Talvez!

Ninguém aqui está incentivando você a passar horas intermináveis nas redes sociais ou navegando na internet, mas sabemos que cortar de vez a procrastinação no trabalho é impossível. Vai deixar você cansado, de mau humor e sem ânimo para continuar o seu dia. Então, faça isso de uma forma mais produtiva.

Como? Nataly Kogan explica: “Defina uma meta para aprender algo novo. Confira novas receitas, visite novos sites ou leia algum artigo em seu site preferido. Aprender coisas novas vai fazer você mais feliz e ajudar a evitar a sensação de tempo perdido”. Porém, separe alguns minutos para isso. Senão, o que pode ser saudável se torna prejudicial.

08 – Faça um agendamento das suas tarefas

“Quando você é multitarefa, você é 25% menos eficiente e acaba se sentindo sobrecarregado. Pode parecer complicado, mas você deve agendar uma hora para cada tarefa todos os dias. Durante esse tempo, faça apenas uma coisa de cada vez. Se precisar, esconda o seu celular e desconecte-se da internet para evitar distração. Vale a pena”.

Nataly está certa. Muitas pessoas querem fazer várias coisas ao mesmo tempo, a fim de se sentir mais produtivas, mas tudo o que conseguem é se sentirem cansadas e, no fim das contas, não terminam nada. Organize-se. Faça uma coisa por vez e termine-a antes de começar outra. No final do dia, você vai sentir que está com o dever cumprido.

09 – Postura correta

Kogan explica que ficar muito tempo sentado não é bom. “Quando você é desleixado, você se sente menos energizado do que quando você se senta em linha reta, com os ombros para trás. Se você puder, passe algum tempo de pé. Quando tiver que tomar um café ou água, por exemplo, levante-se e ande um pouco”.

Isso não quer dizer que você deve ficar andando pelo escritório. Mas, em vez de deixar uma garrafa com água ou café na sua mesa, que tal levantar e ir tomar? Quando estiver sentado, arrume a postura, alinhando a coluna e endireitando o ombro. Use apoio para os pés e para os pulsos. Isso evitará dores e você se sentirá muito melhor.

10 – Sua música preferida sempre com você

“8 Miles, do Eminem, é a minha canção preferida e eu a toco antes de grandes reuniões, apresentações estressantes ou apenas quando eu preciso de uma dose extra de energia. Descubra uma música que mexa com você e execute-a sempre que você precisar de um impulso para realizar as suas tarefas”, disse Nataly Kogan.

Todo mundo guarda uma música que tem o poder de mexer com os sentimentos. Tenha essa canção com você no seu celular, no computador ou qualquer lugar no qual você possa ouvi-la sempre que precisar. O áudio vai te deixar mais calmo e pronto para poder realizar as tarefas que precisam ser feitas. Não acredita? Que tal tentar?

***

Agora é com você. Antes de criticar e dizer que essas dicas não dão em nada, que tal tentar aplicá-las no seu dia a dia? Se já aplicou, conte-nos o resultado nos comentários!

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: