publicidade

13 dicas valiosas para quem tem problemas em sair da cama

28/08/2014 às 10:303 min de leitura

Vamos fazer um exercício de imersão: imagine que você está com muito sono e, de repente, seu quarto é o melhor lugar do mundo. Sua cama está arrumadinha, você tem todos os travesseiros e cobertores de que precisa, está usando um pijama confortável e, sem nem perceber, entra em sono profundo. É ou não é uma sensação que você gostaria de manter por pelo menos oito horinhas?

O problema é que sua vida não é perfeita e você nasceu para acordar às 05h30, quando o despertador começa a fazer aquele barulho que você odeia. De repente, o cenário muda: do céu ao inferno em questão dos cinco minutos que duram a “soneca”.

Depois de lutar pelo menos uma meia hora para conseguir sair da cama, você vai ao banheiro e se assusta com o rosto que vê no espelho. A sensação que você tem é a de que nem mesmo o melhor café do mundo juntamente com a música mais animada são capazes de fazer com que você acorde de vez – mas, na verdade não é bem assim. Aprenda abaixo como acordar do jeito certo:

1 – Anotações

Se você é do tipo que costuma esquecer frequentemente de pegar sua garrafinha de água ou de levar o almoço para a firma, uma boa ideia é deixar anotações na porta da sala ou em cima da sua bolsa, por exemplo.

2 – Programe a semana inteira

Vamos combinar que até mesmo a pessoa mais feliz do mundo, que acorda sorrindo e animada, deve ter problemas para decidir que roupa usar antes da primeira caneca de café. Você pode resolver isso conferindo a previsão do tempo e deixando tudo separado para a semana inteira. Que tal?

3 – Água

Acordou? Então corra para a cozinha e beba um copo de água. Isso vai acelerar seu metabolismo e ajudar seu corpo a se reidratar depois de um longo período de jejum absoluto.

4 – Deixe bem claro

Parece piada e até exagero, mas se você avisar as pessoas com quem você convive pela manhã que elas não devem se ofender com a sua cara fechada e/ou o seu ar de pessoa desligada, muitos problemas serão evitados.

5 – Não é para todo mundo

Se você é o tipo de pessoa feliz que tem uma cafeteira que pode ser programável, faça com que ela tenha acabado de passar café quando seu despertador tocar. Acordar com o cheiro de café é mais poético e faz bem.

6 – Compre um despertador diferente

Há despertadores que só param de tocar depois que você atira contra eles ou os persegue pelo quarto. Verdade. Aí você vai acordar de qualquer forma.

7 – Faça sexo

Fazer sexo pela manhã é uma coisa boa em vários sentidos: vai deixar você de bom humor, relaxado, disposto e, definitivamente, acordado.

8 – O aplicativo que você precisava

O Walk Me Up! é um despertador que só para de tocar depois que você levanta da cama e dá uns passinhos.

9 – O despertador comum

Seu despertador não anda, não faz você disparar tiros contra ele e, como se não bastasse, não é um aplicativo espertalhão. É só mais um despertador mesmo, comum, que faz aquele barulho maldito todos os dias. A dica é: deixe-o longe da sua cama, assim você vai precisar levantar para acabar com a barulheira. Dizem que funciona.

10 – Revendo conceitos

A gente sabe que acordar de mau humor é quase uma regra social e que compartilhar memes no Facebook sobre como a vida é miserável antes do meio-dia é algo relativamente comum. A verdade é que você pode tentar mudar seu conceito a respeito de acordar cedo. Abandonar pensamentos negativos já é um ótimo começo.

11 – Imagine a manhã ideal

Parece coisa de autoajuda e talvez até seja, mas comece a imaginar que tipo de pessoa você gostaria de ser pela manhã. A que toma um suco de laranja enquanto lê o jornal ou a que começa o dia cantando no chuveiro? Se você pensar a respeito desse tipo de coisa, em breve estará incluindo essas atitudes na sua rotina, nem que seja só aos finais de semana.

12 – Esqueça um pouquinho as tarefas do dia

Lembra quando você era criança e acordava apenas preocupado com quantas figurinhas faltavam para completar seu álbum? Saudades. Hoje você já acorda pensando nas pessoas chatas que vai encontrar, nas coisas que precisa comprar no mercado, na conta do celular, na reunião do trabalho, na prova da faculdade...

Deixe para pensar em seriedades depois do café da manhã, pelo menos. Até lá, preocupe-se em comer, tomar um banho e colocar sua roupa.

13 – Nada de cair em tentação!

É normal que, de vez em quando, você se esqueça das táticas acima e pense apenas em continuar dormindo. Quando isso acontecer e você acabar perdendo um dia de aula ou trabalho, a sensação depois não vai valer a pena.

Faça o possível para levantar e, uma vez que isso tenha acontecido, comece a sentir orgulho de você mesmo. Parece bobagem, mas pode funcionar, então, se você é do tipo que sofre para sair da cama, não custa tentar, não é mesmo?

***

E aí, o que você achou dessas dicas? Você tem alguma tática infalível para conseguir acordar? Conte para a gente nos comentários!

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: