Será que a segunda-feira é realmente o pior dia da semana?

15/05/2017 às 09:012 min de leitura

Vamos ver se você concorda: segundas-feiras são dias péssimos, e você já sabe que deve acordar de mau humor quando o relógio despertar. Você sabe, inclusive, que é permitido jogar o celular ou o despertador na parede e que não precisa nem desejar bom dia para ninguém, afinal é segunda-feira e na segunda-feira a aula vai ser chata, o trabalho vai ser mais cansativo do que o normal, e o tempo vai demorar a passar.

Se a descrição acima faz minimamente sentido com o seu raciocínio a respeito do fatídico dia, saiba que, cientificamente, a segunda-feira não é pior do que qualquer outro dia. É difícil acreditar, a gente sabe muito bem, mas é verdade.

Como assim?

Um estudo divulgado pela London School of Economics sugere que o pior dia da semana é, na verdade, a terça-feira. A conclusão chegou depois do monitoramento do humor de 22 mil pessoas. Já uma pesquisa da Universidade de Sidney concluiu que as pessoas odeiam mesmo a quarta-feira. Segundo os voluntários, a quarta é um dia de cansaço, já que muito trabalho já foi feito e ainda há muito que fazer.

Essa mesma pesquisa de Sidney, que avaliou o humor de 350 pessoas, concluiu que não só a segunda-feira parece não ser o pior dia, como a sexta-feira não é o melhor. O mesmo parece acontecer com o final de semana: as pessoas parecem querer fazer tudo aquilo que não deu tempo nos dias de semana. E aí o que acontece? Pressão, frustração e cansaço. Como se não bastasse, os domingos são ruins porque estamos ansiosos e deprimidos com a chegada da segunda-feira. Quanta depressão, hein!

Mas que coisa!

E em relação ao dia mais depressivo do ano, como fica? A data, “comemorada” na terceira segunda-feira de janeiro, é, na verdade, uma ação de marketing promovida por uma agência de turismo. Vender a “pior segunda-feira do ano” como o dia em que as pessoas se deprimem com tanta conta para pagar e com o fim dos feriados fazia com que elas decidissem viajar.

Se você analisar bem essas pesquisas todas e observar que, de fato, o domingo é depressivo, que o sábado dura pouco, que a quarta-feira é estressante, que a terça-feira é desanimadora e que a quinta-feira é chata, a pobre da segunda-feira não está sozinha. Na verdade, talvez você esteja de “ovo virado” todos os dias. E aí, o que você acha disso?

*Publicado em 1/9/2014

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: