Crie hábitos saudáveis usando o famoso “só mais 5 minutinhos”
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Crie hábitos saudáveis usando o famoso “só mais 5 minutinhos”

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Agora os preguiçosos de plantão não terão mais desculpas: você sabia que é possível deixar a preguiça de lado e criar hábitos saudáveis usando a famosa frase "só mais 5 minutos"? Isso pode ser a salvação para a sua rotina matinal, capaz de transformar o seu dia a dia e fazer que os seus horários rendam mais e muito melhor.

Não entendeu nada? Calma, nós explicamos. Você certamente já ouviu — e provavelmente já aplicou — esta frase quando o seu despertador tocou pela manhã: "Só mais 5 minutinhos", virou para o lado e dormiu de novo. Como argumentar diante dessas quatro palavras? Se nem o seu cérebro consegue, por que não usar isso para coisas úteis?

E como conseguir isso?

Antes de qualquer coisa, é necessário listar aquilo que você quer criar o hábito de fazer e começar com "apenas 5 minutinhos" diários. Isso serve para entrar na tarefa e criar gosto por ela. Não desanime, não deixe de lado. Depois, vá acrescentando "mais 5 minutos" à tarefa e você verá como tudo se transformará.

Você acabará percebendo que não é tão difícil quanto parece ser e ficará "viciado" na tarefa, criando gosto por executá-la todos os dias. Fazer exercícios físicos, limpar a casa, escrever um livro, praticar meditação e até mesmo pequenos hábitos, como hidratar a pele ou cuidar dos cabelos, passarão a ser algo com que você não consegue mais viver sem.

Empilhando hábitos

Durante o evento November 2012 TEDx Talk, BJ Fogg falou sobre a criação de novos comportamentos com "apenas 5 minutinhos". Para exemplificar, utilizou a higiene bucal diária: "Você não tem que treinar o uso do fio dental, então o que você precisa exercitar é o fato de tornar tudo isso um hábito automático".

Para que isso aconteça, nada melhor do que empilhar pequenas ações. O fato de acumular tarefas funciona como um gatilho, fazendo que você se lembre de realizar todas as outras coisas. E, se não o fizer, certamente sentirá como se algo estivesse faltando, e esse sentimento não permitirá que você esqueça nunca mais.

Uma coisa puxa a outra

Fogg disse que existem três coisas que precisam acontecer no primeiro momento para resultar em um novo comportamento: motivação para fazê-lo, capacidade de executá-lo e um gatilho que servirá para lembrar de realizá-lo. Parece estranho, mas o gatilho para se lembrar de usar o fio dental é o simples fato de acordar.

Porém, tudo isso funciona melhor com hábitos que podem acontecer logo de manhã; se deixar para mais tarde, é possível que acabe se esquecendo, a menos que algo — um acontecimento ou um alarme, por exemplo — o faça se recordar de executar a tarefa. É necessário um gatilho para disparar a ação seguinte, que é o comportamento a ser executado.

De onde vem tudo isso

Essa prática é baseada na crença da melhoria contínua — ou Kaizen, em japonês —, aplicada em situações de negócios para melhorar a rentabilidade de toda a operação. É preciso acreditar que bons comportamentos trazem bons resultados, e isso também pode ser aplicado a nós e nossos hábitos. Então, por que não?

E aí, você aceita o desafio para fazer um teste? Escolha alguns hábitos para a sua rotina matinal e aplique essa prática. Será que realmente funciona? Depois, conte os resultados aqui nos comentários! Com certeza será uma experiência única e, quem sabe, até bem divertida.

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