Ciência
30/04/2018 às 02:00•3 min de leitura
Sucesso é uma coisa relativa, mas no ambiente de trabalho significa basicamente alcançar objetivos, ter reconhecimento, um salário justo, ser respeitado. Na procura por esse tipo de conquista, muitas pessoas acabam esquecendo que ninguém acorda com sucesso, assim, de um dia para o outro. Esse tipo de coisa, na verdade, é resultado de muito trabalho. Um trabalho que exige esforço intelectual, social e, em alguns casos, físico, inclusive.
Uma coisa é certa: não é impossível, mas é muito mais difícil que você tenha o sucesso que deseja sem antes mudar algumas coisas em seu comportamento. A revista Time reuniu algumas qualidades comuns em pessoas consideradas de sucesso. Confira a seguir e depois nos conte a sua opinião sobre estas dicas:
Pessoas de sucesso são determinadas e não reclamam quando precisam trabalhar a mais do que o normal. São aqueles que buscam qualidade no trabalho que fazem e garantem que tudo seja feito do jeito certo. Aliás, se tem uma palavra que define o trabalho de pessoas de sucesso, essa palavra é “excelência”. Quer ser realmente bom naquilo que faz? Então garanta sempre um alto nível de qualidade.
Outra palavrinha mágica. Se você não confia no próprio trabalho, como quer que outras pessoas confiem? Aceite responsabilidades extras contanto que você dê conta do recado. Se você sabe que é capaz de fazer um bom trabalho e se, no final das contas, é isso mesmo que acontece, você provavelmente está prestes a ser uma pessoa realizada, de sucesso.
Força de vontade é basicamente aquilo que impulsiona você a continuar, mesmo quando a vontade é largar tudo e sair correndo. Momentos de pressão existem e continuarão existindo. Aliás, eles não são exclusividade da sua rotina, e ficar reclamando sem parar só vai fazer de você um chato.
Pessoas de sucesso não procrastinam, ou seja, elas fazem o que tem que ser feito, sem empurrar tudo com a barriga ou deixar as coisas para depois. Quem realmente quer alguma coisa faz essa coisa acontecer. As maiores conquistas são de pessoas que se mantêm focadas em um objetivo até que ele seja alcançado.
Ninguém passa pela vida sem experimentar em algum momento a sensação ruim de frustração ou fracasso. Nessas horas, o ideal é respirar fundo, manter a paciência e pensar em alguma maneira de resolver o problema para, assim, superar suas falhas.
A paixão não romântica pode ter muitos pontos positivos. Quando você faz seu trabalho com paixão, o resultado é sempre muito melhor. Nesse sentido, paixão é motivação, garra, esforço ou, no bom português, “entrar de cabeça” em projetos novos. Na matemática da vida, pode-se dizer que 10% de nós corresponde às nossas experiências e 90% representa a maneira como reagimos a essas experiências.
Honestidade e integridade de caráter deveriam ser características inerentes ao comportamento profissional de todas as pessoas, mas infelizmente não é bem assim que acontece. Bom mesmo é você chegar em casa e deitar sua cabeça no travesseiro todas as noites sabendo que o que quer que você tenha foi conquistado sem que outras pessoas precisassem ser prejudicadas para isso.
Interaja com as pessoas que trabalham com você e, de preferência, não seja do tipo que trata bem apenas os seus superiores. É muito importante ter boas relações com as pessoas do seu ambiente de trabalho, melhor ainda se isso for algo natural e não forçado.
Sua vida provavelmente é cheia de objetivos e de coisas novas que você pretende alcançar, o que é ótimo – esse tipo de coisa nos norteia e nos ajuda a manter o foco. Pensar que o futuro será melhor é o primeiro passo para, de fato, ter um futuro melhor. Tenha isso sempre em mente e não deixe de ser otimista.
Comunicação é chave para manter um ambiente saudável de trabalho. Uma vez que você consiga estabelecer uma boa comunicação com as pessoas com as quais trabalha, seus posicionamentos e suas ideias serão respeitados e as pessoas passarão a confiar em você.
Não seja o tipo de pessoa que deixa de falar alguma coisa por medo, receio ou preguiça. Se tem novas ideias, mostre-as. Se tem críticas, escolha bem as palavras, para que não soem como uma espécie de “bronca de mãe”, e critique, se acha que isso pode contribuir com a melhora da qualidade do trabalho da sua equipe.
Uma coisa é certa: você não precisa ter superpoderes para se dar bem em seu ambiente de trabalho. Priorizando qualidade, esforço, diálogo e honestidade, você será, com certeza, uma pessoa competente, prestes a ser reconhecida como alguém de sucesso. Boa sorte!
*Publicado em 31/03/2015