Afinal, por que as mulheres vão juntas ao banheiro?

06/03/2018 às 04:003 min de leitura

Você alguma vez indagou sobre o motivo de as mulheres terem o estranho costume de irem juntas ao banheiro? Pois não pense que é porque existe um mundo paralelo além das portas dos cubículos, ocorrem rituais secretos ou que rola uma festa alucinante lá dentro — e é por isso que, além de as moças irem em bandos, elas demoram horas para voltar!

Na verdade, responder essa pergunta seria o mesmo que tentar explicar questões de ordem metafísica do tipo “por que os Flintstones celebravam o Natal se eles viviam na Idade da Pedra?” e “se o Coiote podia comprar todas aquelas armadilhas para capturar o Papa-Léguas, por que é que ele simplesmente não pedia uma pizza?” ou — de certa forma relacionada com o tema — “se os homens são todos iguais, por que é que as mulheres escolhem tanto?”.

Em outras palavras, assim como não existe uma resposta exata para as perguntas acima, também não existe uma explicação definitiva sobre a razão de as mulheres irem juntas ao banheiro. No entanto, a seguir você poderá conferir algumas explicações que podem ajudar você entender esse estranho comportamento feminino:

1 – Para fazer consultoria de moda

As mulheres vão ao banheiro juntas para conferir o visual e dar assistência umas às outras, garantindo que o modelito está ok, que o cabelo está bacana, a maquiagem em ordem, que não tem nenhum pedaço de alface preso no meio dos dentes, essas coisas. Afinal, os homens da mesa não vão dar esse tipo de feedback, não é mesmo? Além disso, esses momentos são perfeitos para que elas deem aquela retocada no batom e voltem lindas ao mundo exterior.

2 – Para dar um tempo

Muitas vezes, a ida ao banheiro serve para que as moças deem um tempo, tipo como quando estamos assistindo a um filme na TV e entram os comerciais — para que você possa aproveitar esse momento para ir ao... Banheiro! Pois quando saímos com a galera, esses “intervalinhos” não existem, e uma viagenzinha até o toilette pode servir para isso.

Além disso, imagine que as pessoas do grupo não se conhecem tão bem assim. Quando as mulheres vão ao banheiro uma de cada vez, isso significa que as amigas que ficaram para trás terão que ficar puxando papo com os demais na rodinha. Ao mesmo tempo, a que está ausente perderá uma parte da conversa e pode ficar de fora ao voltar. Então, a ida em grupo serve para dar uma pausa na prosa.

3 – Para falar dos homens

Digamos que se trata de um desses encontros duplos, nos quais os casais estão se conhecendo. As amigas, invariavelmente, vão dar um jeito de ir ao banheiro juntas para trocar ideias sobre os rapazes e pedir a opinião uma da outra com respeito aos pretendentes.

4 – Para confabular... Ou para fofocar mesmo!

Existem alguns assuntos que tanto meninas como meninos preferem discutir com pessoas do mesmo sexo para evitar constrangimentos e até brigas. Portanto, as moças aproveitam as idas ao banheiro para falar de assuntos que elas acham que não seriam apropriados para serem comentados na frente das demais pessoas ou dos meninos da turma.

Além disso, não há nada melhor do que dar um pulo até o banheiro para transmitir mensagens urgentes. No entanto, às vezes essas “mensagens urgentes” não passam de pura fofoca mesmo — mas, como pegaria mal ficar de fuxico na frente dos outros, a desculpa do xixi coletivo é perfeita.

5 – Para dar e receber apoio moral

Digamos que aconteceu algum evento dramático na balada — como o fim de um namoro, a descoberta de uma traição ou um fora — e uma das moças está arrasada. Em vez de chorar as pitangas na frente de todo mundo, as mulheres fazem uma força-tarefa e vão todas para o banheiro para dar apoio moral e oferecer um ombro amigo. Além disso, esse tempinho também serve para elas traçarem estratégias e decidirem o que vão fazer para ajudar a companheira triste.

6 – Para não morrer de tédio

Você já reparou no tamanho — interminável — das filas dos banheiros femininos? Independente do fato de que o costume de ir ao banheiro em grupos pode ser um agravante para o tamanho da fila, a verdade é que é muito chato esperar a sua vez sem ter com quem conversar e matar o tempo. Assim, ter uma amiga por perto torna a coisa bem menos tediosa.

7 – Porque o mundo é um lugar assustador

As mulheres, de um modo geral, têm o costume de andar em grupos, e um dos motivos disso é que elas se sentem menos vulneráveis quando estão na companhia de outras mulheres. Afinal, o mundo é um lugar assustador, e vai saber com quais perigos uma moça poderá se deparar no caminho até o banheiro?

Falando sério agora... As mulheres geralmente são menores e mais frágeis fisicamente do que os homens, o que as torna mais propensas a serem vítimas de situações perigosas. Assim, elas costumam fazer várias coisas em grupo (além de ir ao banheiro), como voltar do colégio, caminhar até o carro, ir até um bar ou balada etc., já que, dessa maneira, a probabilidade de que sejam atacadas é menor.

***

E você, caro leitor, tem mais alguma teoria sobre a razão de a mulherada ir junta ao banheiro? Esse curioso comportamento costuma irritar você ou, ao contrário, ele não te incomoda em absoluto? Não deixe de compartilhar a sua opinião conosco nos comentários!

*Publicado em 9/7/2015

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: