Ciência
26/05/2011 às 14:45•1 min de leitura
Se você acha que os homens são menos detalhistas, saiba que você está certa. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, comprovou que eles tendem a analisar questões no “preto e branco”, enquanto elas preferem avaliar os problemas de forma mais ampla, em “escalas de cinza”.
Os autores do estudo, Vickie Pasterski, Karolina Zwierzynska e Zachary Estes, pediram a 113 pessoas para categorizar 50 objetos. As escolhas podiam variar entre “não pertence”, “pertence” e “pertence parcialmente”.
A intenção era estimular o debate a partir das respostas e descobrir a diferença de julgamento entre os sexos.
Os pesquisadores concluíram que os homens realmente são mais confiantes em suas escolhas. Enquanto eles foram mais categóricos, fazendo opções claras, 23% das mulheres ficaram em dúvida, respondendo “pertence parcialmente”.
No entanto, segundo o pesquisador Zachary Estes, isso não significa que um é melhor do que o outro. Se você estiver com um problema de saúde, o diagnóstico rápido pode fazer a diferença. Porém, analisar a doença com calma evita erros fatais no futuro.