Artes/cultura
10/06/2011 às 16:10•1 min de leitura
Relacionamentos podem ser tão vantajosos financeiramente quanto dinheiro vivo. É nisso que acredita o jornalista e escritor americano David Brooks, autor do livro Animal Social, ainda sem versão traduzida no Brasil. Segundo ele, um casamento estável tem, emocionalmente, o mesmo valor que uma renda anual de 170 mil reais.
Em poucos meses, a publicação alcançou o topo das listas dos mais vendidos nos Estados Unidos, talvez por inovar na abordagem do assunto financeiro. Ao invés de estimular a busca por empregos com altos salários, o autor aconselha os estudantes a fazer cursos sobre com quem deveriam casar.
Isso porque, para ele, os relacionamentos são mais importantes que o dinheiro. Em sua opinião, pessoas que são casadas há bastante tempo são mais satisfeitas. Inclusive pesquisas ajudam a confirmar o dado: independente do estudo, homens e mulheres casados sempre são considerados em uma situação melhor que outros, mesmo em relação a casais que não oficializaram o matrimônio, mas vivem juntos.
A conclusão do escritor baseia-se na análise do ser humano como indivíduo social, e não motivado por questões econômicas. Por isso, outras ações sociais, como participar de um grupo que se reúne uma vez por mês também traz ganhos equivalentes.
Se o seu namorado sempre achou o casamento um mau negócio, agora você tem novos argumentos. Afinal, quem não gostaria de sentir os benefícios de 170 mil reais por ano?