
Ciência
15/06/2011 às 17:01•1 min de leitura
Se desde os 20 anos você já percebe os efeitos do passar dos anos, saiba que não está sozinha. Um estudo realizado por uma empresa funerária inglesa, a Avalo Funeral Plan, revelou que as mulheres começam a sentir a velhice aos 29 anos, enquanto os homens só percebem o envelhecimento quando chegam aos 58 anos.
Um quarto das mulheres entrevistadas afirmou se sentir mais velha quando encontrou seus primeiros cabelos brancos, enquanto os homens disseram não se importar com a idade até que sua vida sexual fosse afetada.
A pesquisa revelou que 10% das participantes sentiu o efeito dos anos quando a pele perdeu o “brilho” da juventude. Mas a maioria (50%) sentiu-se mais velha após o parto e a amamentação, devido às mudanças no corpo. Apenas 3% delas perceberam que a velhice estava chegando quando se deram conta que estavam agindo como suas mães.
O estudo revelou ainda que, para as mulheres, fazer 30 anos é um marco. Nesta idade elas estão mais maduras, começam a pensar em casamento e em constituir uma família.
Entre os homens, a queda do desempenho sexual é o alerta principal de que o tempo passou. Dois terços dos participantes da pesquisa apontaram esse como o motivo da percepção dos efeitos da idade. Outros 22% afirmaram que perceberam que estavam ficando velhos quando começaram a achar os bares barulhentos demais.
Especialistas afirmam que a diferença da preocupação com a velhice entre os gêneros está nos diferentes padrões de beleza e juventude para homens e mulheres. Isso porque elas possuem maiores exigências de aparência que vêm da mídia e da própria sociedade. Já para eles, esses aspectos não são levados em consideração com tanta severidade.