Beleza feminina causa stress nos homens, diz estudo

24/08/2011 às 16:311 min de leitura


Um alerta aos homens: mulher bonita pode causar danos à saúde.

Pode até parecer piada, mas a afirmação acima tem embasamento científico. Pesquisadores da Universidade de Valência, na Espanha, conduziram um estudo que descobriu que, quando um homem está na presença de uma mulher muito bonita, seu organismo acelera a produção de cortisol – um hormônio que aumenta a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue.

Cinco minutos com uma bela mulher são suficientes para que o organismo masculino produza a mesma quantidade de hormônios que o corpo libera quando saltamos de paraquedas, por exemplo. Esse alto nível de produção hormonal representa uma situação de stress intenso.


O cortisol é produzido pela glândula supra-renal sempre que uma pessoa está sob stress físico ou psicológico. A produção repentina e excessiva do hormônio pode desencadear diversos problemas cardíacos.

Para chegar nesses resultados, os pesquisadores sondaram o comportamento – e os níveis de cortisol presentes no sangue – de 84 voluntários do sexo masculino. Todos eles eram encaminhados até uma sala onde estavam um homem e uma mulher e, em seguida, recebiam um sudoku para resolver. Depois de alguns minutos, a mulher deixava a sala. Ao ficar sozinho com o outro homem no ambiente, o voluntário não apresentavam nenhuma variação nos hormônios. Assim que a mulher retornava e o homem saia, o fato de ficar sozinho no ambiente com uma mulher bonita fazia com que os níveis de cortisol do voluntário disparassem.


Adriana Lima - Fonte: victoriassecret.com

Os pesquisadores acreditam que essa mudança repentina acontece na presença de uma mulher jovem e bonita porque os homens consideram a ocasião como uma oportunidade para seduzi-la e, automaticamente, suas taxas hormonais se multiplicam.

Em doses pequenas e regulares, o cortisol é benéfico ao organismo, pois aumenta o apetite e a sensação de bem estar. Mas em excesso, o hormônio pode desencadear doenças como diabetes, hipertensão, impotência sexual ou até causar um ataque cardíaco.

Sábios foram aqueles que disseram que trocariam um encontro com a top Adriana Lima por um jogo de futebol – eles estavam cuidando da saúde e ninguém desconfiou...

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: