
Ciência
01/12/2011 às 08:20•1 min de leitura
Ainda que a explosão de casamentos e o aumento do mercado de eventos matrimoniais tenham disparado nos últimos anos, parece que muita gente foi na direção contrária em 2010, ano em que a maior taxa de divórcios foi registrada no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com os dados das Estatísticas do Registro Civil de 2010, divulgados no último dia 30 de novembro pelo IBGE, no ano passado foram registrados nos cartórios brasileiros 243.224 divórcios. Isso resulta numa média de 1,8 divórcios para cada mil brasileiros com 20 anos ou mais.
Em relação ao ano de 2009, houve um aumento de 36,8% na taxa de divórcios. Mas, qual a explicação? Segundo o IBGE, o aumento se deve principalmente à mudança recente na legislação que acabou com o instituto da separação e os consequentes prazos legais: uma burocracia que estendia por anos o processo de divórcio.
Tudo mudou em julho de 2010, quando se tornou possível divorciar-se a qualquer tempo, seja de natureza consensual ou litigiosa. Isso fez com que as pessoas que já aguardavam anos por um divórcio, conseguissem resolver a sua situação.
Por outro lado, a taxa geral de separação teve queda significativa, chegando a 0,5% (0,5 separações para cada mil pessoas de 20 anos ou mais), o menor índice da série. E a taxa de casamentos também aumentou: em 2010 foram registrados 977.620 casamentos no Brasil, um incremento de 4,5% em relação a 2009.
Comparando as taxas de divórcios e casamentos, o amor vence mais uma vez.