Mistérios
06/12/2011 às 10:18•3 min de leitura
Entre uma lista imensa dos preparativos do casamento para resolver, correria e stress, tudo vale a pena para o resultado final na cerimônia e festa. Após o evento, toda noiva afirma que valeu cada centavo gasto, todo esforço e nervosismo.
Das escolhas de igreja, decoração, buffet, convites, bolo e doces, a maioria tem a decisão principal vinda de noiva. E nesse turbilhão de emoções durante os meses que antecedem o matrimônio existe também uma questão que toda mulher adora ter um tempinho para avaliar e escolher com mais calma: o buquê.
Símbolo de sorte e fertilidade
Você sabe quando começou o costume das noivas carregarem um buquê? Tudo indica que foi na Grécia antiga que as moças iniciaram o hábito de juntar ramos de ervas e alho para afastar o mau-olhado e atrair boas energias para a sua união com o homem amado.
O costume foi seguido pelas mulheres da Roma antiga que também começaram a levar consigo ramos de ervas para garantir boas vibrações e fertilidade no casamento. Com o passar dos séculos as ervas foram substituídas pelas flores e o buquê passou a ter a aparência que possui nos dias atuais.
No entanto, com muito mais diversificações de formatos e ornamentos com folhagens, laços e fitas. E, eles também podem ser mesclados com itens para afastar o mau olhado como antigamente, sendo que algumas noivas de hoje incluem pimentinhas vermelhas para dar um ar inusitado e que de fato fica muito bonito.
Tudo vale
Acompanhando o vestido e a grinalda, o buquê é um dos complementos mais importantes no visual da noiva.
A forma, a cor das flores, folhagens, fitas e laços podem ser escolhidos de acordo com o estilo do casamento, a cor principal da decoração ou mesmo em tons diferentes para criar um belo contraste com os arranjos principais.
Não há uma regra geral a ser seguida, nem escolhas certas ou erradas ao selecionar as flores para o seu casamento.
Tudo vai do gosto pessoal, que você pode complementar ainda sabendo o significado de cada flor e das suas cores.
Aprender os diferentes significados pode desempenhar um papel superimportante na sua decisão. Há algumas espécies, por exemplo, que são sempre perfeitas para cerimônias matrimoniais como rosas, peônias, lírios, hortênsias e orquídeas.
Há também a questão dos formatos que podem combinar mais com casamentos de dia ou de noite, e com os diferentes estilos e características físicas das noivas.
Nos formatos, você pode escolher entre:
Flores e seus significados
Cores
Flores brancas e vermelhas ainda são tradicionalmente as cores mais populares para o buquê da noiva, mas muitos tons diferentes também são usadas em casamentos atualmente como o rosa e até cores ricas e vibrantes como o pink, bordô, amarelo e lilás, que podem vir em buquês de tom único ou mescladas entre si.
Para dar mais uma forcinha na escolha do seu buquê perfeito, confira abaixo os significados das cores das suas flores favoritas:
Quer mais algumas ideias de arranjos? Confira na galeria algumas imagens de buquês lindos para você se inspirar!