Término de relacionamento pode causar dor física

13/08/2012 às 09:201 min de leitura

Fonte: Thinkstock

Quem nunca sofreu com um legítimo “pé na bunda”, que atire a primeira pedra? O chão se abre, o mundo perde a graça e o corpo reclama a falta da pessoa amada de uma forma que parece que até dói. É como um vício que, ao ser bloqueado, imediatamente causa quadros de abstinência. De acordo com uma pesquisa, ser abandonada com um término inesperado de namoro pode realmente causar dor física.

O estudo, publicado no Journal of Neurophysiology, foi realizado por um grupo de pesquisadores — da Universidade de New Jersey e do Einstein College of Medicine of Yeshiva University, de Nova York — que descobriram que a dor e a angústia causada pela rejeição de um parceiro pode ser o resultado da atividade em regiões do cérebro associadas à recompensa desejos, motivação, dor e vício.

No estudo, os pesquisadores utilizaram ressonância magnética funcional para registrar a atividade cerebral de 15 pessoas em idade universitária, sendo homens e mulheres heterossexuais, que haviam sido recentemente rejeitados por seus parceiros, mas que ainda eram apaixonados por eles. Entre outros testes, os participantes tiveram de olhar cinco vezes para uma foto do ex-namorado (a) e depois de outra pessoa qualquer durante a ressonância.

Os pesquisadores descobriram que o sentimento de rejeição ativa as mesmas regiões do cérebro que funcionam para acionar uma dor física. Entretanto, os pesquisadores afirmaram que, assim como a dor vem intensa no começo, ela também vai embora rápido. Os pesquisadores descobriram que quanto maior o número de dias desde o “pé na bunda”, menor a atividade na área do cérebro associada com o apego, quando os participantes viam fotografias de seus ex-parceiros.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: