Pesquisa mostra que carecas são considerados mais másculos

22/10/2012 às 14:141 min de leitura

Fonte: Thinkstock

A calvície é um dos problemas que mais incomoda a vaidade masculina. Embora exista o velho ditado que afirma que elas se interessam mais pelos carecas, aqueles que ainda têm uns poucos fios de cabelo prezam por eles.

Mas talvez os carecas – tanto aqueles que optaram por eliminar os cabelos, quanto aqueles em que a natureza prevaleceu – possam encontrar vantagens em desfilar por aí com o couro cabeludo à mostra.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo cientista Albert Mannes, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, homens totalmente desprovidos de cabelos são vistos como mais altos, mais fortes e com um maior potencial a serem líderes.

Para chegar a essas conclusões, o jornal britânico The Daily Mail informa que os pesquisadores realizaram três experimentos diferentes para entender como as pessoas avaliavam os carecas.

No primeiro experimento, cerca de 60 participantes conferiram uma série de fotos de homens com roupas e idades semelhantes, mas com grandes diferenças no quesito capilar. Ao comparar as avaliações dos voluntários, foi possível notar que os carecas haviam recebido as maiores notas em aspectos como poder, influência e autoridade.

Fonte: Thinkstock

Já no segundo estudo, as figuras foram mostradas em duas versões: uma imagem normal e outra imagem digitalizada para que o modelo aparecesse careca. Além de serem avaliados como dominantes, os homens das imagens digitalizadas foram considerados cerca de dois centímetros mais altos e 13% mais fortes.

No último experimento foram avaliadas as descrições verbais e escritas dos modelos e, mais uma vez, aqueles que não tinham um só fio de cabelo saíram na frente em termos de masculinidade.

“Eu fiquei surpreso com a percepção de dominância e masculinidade que surge de características físicas, como a altura e a força”, declarou Mannes ao Time.com.

Afinal, a pesquisa publicada no periódico Social Psychological and Personality Science apontou que, por mais que os carecas sejam símbolo de masculinidade, aqueles que preservam belos cabelos ainda são considerados mais atraentes.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: