Precisando melhorar a produtividade? Ouça música no trabalho!

20/11/2012 às 13:402 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Quando alguém começa a batucar ao seu lado, uma colega conversa ao telefone ou a campainha não para de tocar, o fone de ouvido pode ser a única solução para que você possa se concentrar e executar suas tarefas, não é mesmo?

No entanto, passar algumas horas isolado do restante do escritório enquanto ouve música ainda não é um comportamento aceito por todas as empresas, mas uma pesquisa americana pode estar prestes a mudar esse ponto de vista.

Através de um estudo conduzido na Universidade de Miami, nos Estados Unidos, e divulgado no jornal The New York Times, o hábito de ouvir música durante o trabalho pode ser uma ótima saída para aumentar a produtividade. Seja para escapar de um ambiente muito barulhento ou para quebrar a monotonia de uma atividade repetitiva, alguns especialistas apoiam o uso dos fones de ouvido durante o expediente.

Em termos biológicos, os sons melódicos ajudam na liberação de dopamina no cérebro – o que causa um efeito semelhante à ingestão de doces, à visão de algo que chame atenção ou o olfato de um aroma agradável, explicou o Dr. Amit Sood, físico de medicina integrada da Mayo Clinic. Segundo ele, a mente das pessoas tende a vagar e quando isso acontece nos sentimos tristes.

“A música faz com que deixemos de pensar de uma única maneira”, explica a Dra. Teresa Lesiuk, professora assistente de musicoterapia na Universidade de Miami. Ao trabalhar com um grupo de especialista em tecnologia, a Dra. Lesiuk concluiu que aqueles que ouviam música completavam suas tarefas mais rapidamente e tinham ideias mais criativas do que aqueles que não recorriam aos fones de ouvido, justamente porque seu humor melhorava consideravelmente.

“Quando você está estressado, pode acabar tomando uma decisão precipitada por ter foco limitado e pouca atenção. Mas quando está de bom humor, é possível visualizar mais opções”, explica a especialista.

Crédito: Thinkstock

Além disso, a cientista responsável pela pesquisa descobriu que o gosto musical pessoal é um fator importante. Ela deixou que os participantes selecionassem a música que quisessem e ouvissem por quanto tempo desejassem. O resultado dessa etapa aponta que aqueles que possuíam habilidades moderadas no trabalho tiveram mais benefícios, enquanto os experientes notaram pouca ou nenhuma diferença. Já os novatos declararam que a música acabava distraindo.

O Dr. Sood aponta que é preciso de 15 a 30 minutos ouvindo musica para que seja possível retomar a concentração. Ainda, as melodias sem letras costumam funcionar melhor para aumentar a produtividade.

Por fim, nunca é demais lembrar: antes de recorrer aos fones de ouvido, certifique-se das políticas da sua empresa quanto ao uso do acessório para não causar nenhum desconforto no ambiente de trabalho.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: