Pesquisa revela os fatores que mais frustram as mães

28/01/2013 às 12:401 min de leitura

undefinedCrédito: Thinkstock

Um estudo recente mostra que as mães se sentem culpadas por não poderem dar aos seus filhos a atenção necessária, assim como por não ganharem dinheiro suficiente para prover o que eles querem. De acordo com os dados do estudo que foi divulgado no jornal The Daily Mail, três quartos das mulheres admitiram que se perguntam constantemente se são boas mães.

Outras reclamações feitas pelas mães incluem não poderem cuidar obastante de seus filhos em dias de folga, ser impaciente e se sentir muito cansada. Trabalhar até tarde por longos períodos e voltar para o trabalho logo após a licença maternidade também são fatores que aparecem no topo da lista das preocupações.

A pesquisa foi realizada com 2 mil mães e aponta que 90% delas se sentem culpadas em algum momento, sendo que mais de 50% delas declara que o sentimento aparece na “maioria das vezes” ou “o tempo todo”. Mais de 60% delas ainda declara que os comentários de terceiros também são capazes de fazer com que se sintam culpadas.

“Parece que as mães estão sofrendo com uma culpa muito grande quando se trata de seus filhos. E os resultados mostram que a culpa nunca vai embora, ficando ainda pior quando a criança cresce. Mesmo desejando ter um tempo para si mesmas, muitas se culpam por não serem perfeitas. Mas isso faz com que pareça que elas estão piorando a situação por se cobrarem demais”, explica Joanne Evans, diretora de marketing da NUK, empresa responsável pela pesquisa.

De acordo com a notícia publicada pelo jornal britânico, deixar as crianças com babás, desejar trabalhar em vez de ficar em casa com os filhos, utilizar leite industrializado em vez de amamentar naturalmente, não investir em um irmãozinho, gastar tempo com as tarefas de casa e se esforçar para conseguir aproveitar melhor as férias também foram fatores apontados pelas mães entrevistadas.

“É importante que as mães relaxem e se preocupem menos com o que estão fazendo e passem a curtir mais infância de seus filhos – sem culpa”, finaliza a diretora da NUK.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: