Amizade é o principal segredo dos relacionamentos, diz estudo

14/02/2013 às 11:242 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Enquanto muitos acham que sexo é fundamental para manter um relacionamento, pesquisadores revelam que apostar em uma amizade verdadeira pode ser a melhor opção para manter o amor por muitos e muitos anos.

Foi descoberto que a valorização da amizade entre um casal ajuda a criar relacionamentos com mais amor, comprometimento e maior satisfação sexual. Por outro lado, aqueles que optam por satisfazer apenas suas necessidades pessoais em uma relação se mostram menos propensos a manter namoros longos.

“Relacionamentos amorosos são, em sua essência, amizades. Sendo assim, ao valorizar esse aspecto da relação o amor se fortifica e isso impede o término. Os resultados indicam que valorizar a amizade é importante para a qualidade do relacionamento. Promover a amizade sobre outros elementos resulta em relacionamentos mais duradouros”, explica Laura VanderDrift, pesquisadora da Purdue University, nos Estados Unidos, e autora do estudo.

Dois experimentos que comprovam

Tais conclusões foram obtidas a partir de dois experimentos. O primeiro deles contou com a participação de 190 estudantes, sendo que eles estavam em um relacionamento com aproximadamente 18 meses no início da pesquisa. Os participantes preencheram questionários especialmente desenvolvidos para obter informações sobre a quantidade de investimento feita no relacionamento.

Quatro meses depois, os pesquisadores voltaram a entrar em contato com os estudantes para fazer novas perguntas. Nesse estágio, foi possível notar que 27% dos voluntários não estavam mais namorando a mesma pessoa.

Comparando as informações, os cientistas identificaram que aqueles que revelaram investir mais na amizade em seu relacionamento foram os mesmos que ganharam mais pontos com relação ao comprometimento, ao amor e à satisfação sexual. Esses números, inclusive, aumentaram após os quatro meses do estudo, provando que o estreitamento da amizade podem prologar o namoro.


Crédito: Thinkstock

Já o segundo experimento envolveu 184 estudantes com namoros de 16 meses, em média. Os voluntários precisavam dar notas para diferentes aspectos do relacionamento, como companhia, segurança, sexo, crescimento pessoal e descoberta de coisas noivas em uma escala em que 1 significava “sem importância nenhuma” e 9 indicava um fator “extremamente importante”.

Aqueles que deram notas altas para companhia e fatores relacionados também valorizaram mais o comprometimento e a satisfação sexual. Enquanto isso, os participantes que mostraram se importar mais com suas necessidades pessoais apontaram índices mais baixos para o comprometimento e a satisfação sexual.

Os resultados obtidos a partir desse estudo foram publicados no periódico Journal of Social and Personal Relationships e divulgados através do jornal britânico The Daily Mail. O próximo passo dos autores da pesquisa é avaliar se tipos específicos de comportamento podem ter uma relação direta com amizades fortes e relacionamentos mais duradouros.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: