Pesquisa revela que mulheres são mais mal-humoradas pela manhã

19/03/2013 às 13:212 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Todo mundo tem o direito de acordar de mau humor de vez em quando. No entanto, uma pesquisa recente revelou que as mulheres costumam tirar proveito desses benefícios com mais frequência do que os homens.

De acordo com a notícia publicada no jornal The Daily Mail, o grande culpado pelo problema matinal que acometem as mulheres é a falta de sono. Os pesquisadores apontam que homens e mulheres sofrem metal e fisicamente quando são forçados a descansar menos do que o recomendado.

Leia também:

No entanto, para as mulheres, a privação ainda pode favorecer doenças do coração, depressão, problemas psicológicos e alterações no sangue que podem levar a um infarto. Aquelas que não descansam pelo período recomendado também costumam apresentar inflamações, que estão relacionadas a dores. O especialista do sono, Dr. Michael Breus, acredita que as mulheres podem inclusive sentir dor ao acordar, o que justifica qualquer indício de mau humor matinal.

Por outro lado, a falta de sono parece não alterar em nada o organismo masculino. No estudo, que foi desenvolvido por pesquisadores da Duke University, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, os homens não mostraram nenhum dos sintomas que acometem as mulheres que dormem pouco.

Crédito: Thinkstock

“Descobrimos que as mulheres tinham mais depressão, eram mais zangadas e demonstravam mais hostilidade pela manhã”, explica o Dr. Breus.

O jornal britânico ainda aponta que está não é a primeira vez que um estudo sugere que as mulheres precisam de mais horas de sono do que os homens. A justificativa para que elas possam ficar alguns minutos a mais na cama é que o cérebro feminino opera com mais de uma atividade ao mesmo tempo.

“Quanto mais você usa seu cérebro durante o dia, maior é a necessidade de descanso e, consequentemente, você precisa de mais horas de sono. As mulheres tendem a ser multitarefas – elas fazem muitas coisas ao mesmo tempo e são flexíveis – então usam mais o cérebro do que os homens”, explica o professor Jim Horne, diretor do Sleep Research Centre na Loughborough University, na Inglaterra.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: