As crianças de hoje preferem outras atividades em vez de brincar ao ar livre

17/04/2013 às 09:052 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Um estudo recente mostrou uma tendência que está cada vez mais difundida entre as crianças atuais, principalmente nas grandes cidades: o fato de que a garotada hoje em dia prefere fazer outras atividades dentro de casa do que brincar ao ar livre.

A pesquisa, encomendada pela empresa de produtos infantis JCB Kids e divulgada no Daily Mail, revelou que as crianças modernas passam apenas metade do tempo brincando ao ar livre do que os seus pais gastavam quando tinham a mesma idade.

O relatório mostrou ainda que muitas crianças preferem até fazer os deveres da escola em vez de se divertirem no jardim, além de também ver TV e jogar no computador, atividades que os pesquisadores afirmaram que os jovens de hoje são mais propensos a realizar.

Leia também:

Os números mostram que aqueles que cresceram na década de 1970 e 1980 aproveitavam mais de duas horas por dia durante a semana brincando ao ar livre e mais nove horas no fim de semana, independentemente do clima. Já as crianças de hoje passam um pouquinho mais de uma hora por dia durante a semana e menos de cinco horas aos sábados e domingos, somando um tempo bem menor do que os seus pais passavam em sua infância.

A pesquisa também mostrou que 44% dos pais entrevistados gostariam que seus filhos brincassem mais em espaços abertos com os amigos e 58% deles disseram que seus filhos não realizam essa atividade. Além disso, 54% deles afirmaram que são muito preocupados pelos seus filhos não passarem tempo suficiente com brincadeiras fora de casa.

A avaliação revelou ainda que 25% dos pais entrevistados disseram que seus filhos só brincam fora de casa quando o dia está ensolarado. Apesar de serem preocupados com o tempo que as crianças passam brincando ao ar livre, 43% dos pais admitiram que confiam na segurança e recreação da escola para garantir essas atividades, dizendo que eles mesmos ficam pouco tempo com eles para realizá-las no quintal ou em parques.

Brincadeiras ao ar livre são saudáveis, estimulam a criatividade e a socialização - Crédito: Thinkstock

Sam Johnson, porta-voz da JCB Kids, disse: "É alarmante a diferença de tempo em que as crianças de hoje passam ao ar livre em relação à nossa época de infância. Essas atividades são importantes para elas, não só para ajuda-las a permanecerem ativas e saudáveis, como também para socializar com os amigos, criando também memórias de infância preciosas”.

O empresário afirma que é necessário que os pais incentivem o espírito aventureiro e criativo das crianças, realizando oportunidades (seguras, é claro) para elas brincarem. "As crianças de hoje estão gastando muito tempo em frente à TV, jogando videogame e olhando para telas de computador", completou Sam.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: