Você sabe quais são os maiores arrependimentos de quem está morrendo?
714
Compartilhamentos

Você sabe quais são os maiores arrependimentos de quem está morrendo?

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Uma das poucas certezas da vida é que ela, invariavelmente, vai acabar um dia. O problema é que as pessoas não curtem muito pensar sobre o que acontecerá quando o derradeiro dia chegar, nem a respeito de como o tempo que passamos na Terra foi aproveitado. E quase todo mundo — que tem tempo de refletir sobre o assunto — acaba partindo repleto de arrependimentos.

O curioso — ou não! — é que, de acordo com Susie Moore, do portal Greatist, muitos desses arrependimentos são bastante comuns. Uma das pessoas a revelar isso foi a enfermeira australiana Bronnie Ware, que trabalha com pacientes terminais e resolveu escrever um livro listando os cinco maiores arrependimentos que as pessoas relatam sentir quando sabem que estão morrendo, e você pode descobrir quais são eles a seguir:

1 – Não ter tido coragem de viver sem se preocupar com as expectativas dos outros

Com o arrependimento acima, as pessoas se referem ao pesar de chegar ao fim da vida e perceber que tudo o que fizeram foi para agradar os demais, em vez de seguir os próprios sonhos e conquistar as próprias realizações.

2 – Ter trabalhado demais

A maioria das pessoas, quando está morrendo, se arrepende de ter passado tanto tempo no trabalho em vez de aproveitar mais a companhia da família, dos amigos ou simplesmente fazendo coisas que lhes davam prazer.

3 – Não ter tido coragem de expressar o que sentia

Muitas vezes, nós guardamos os nossos sentimentos por medo de magoar ou ofender os demais. Com isso, várias pessoas acabam passando a vida com rancores, ressentimentos e dissabores que poderiam ter sido solucionados, mas que acabam “pesando” no coração — e na alma.

4 – Não ter mantido contato com os amigos

Tudo bem que existem amizades que vêm e vão, mas também acontece de acabarmos perdendo o contato com pessoas queridas por puro descaso — simplesmente por preguiça de telefonar ou de enviar um email, por exemplo. Pois, muitas pessoas no leito de morte se arrependem de ter deixado amizades verdadeiras “escapar” dessa maneira.

5 – Não ter se permitido ser feliz

Segundo Bronnie, este arrependimento é supercomum, e ela explica que muitas pessoas só percebem no finalzinho de suas existências que a felicidade é uma escolha. Por conta do comodismo — ou mesmo por medo de trilhar um novo caminho —, muitos acabam se conformando com as vidas que têm e só se dão conta de que podiam ter realizado muito mais quando já não resta mais tempo.

***

Como você viu, nenhum dos arrependimentos listados tem a ver com a conquista de fortuna, status ou poder. Ao contrário: todos estão relacionados com a realização de sonhos, com o cultivo de amizades e relacionamentos saudáveis e com viver de forma leve.

Agora, com esse conhecimento em mãos, fica mais fácil parar para avaliar uma porção de coisas em nossas vidas — e “consertar” o que for preciso, não é mesmo? E você não sabe por onde começar essa “avaliação” pessoal? De acordo com Susie, as perguntas a seguir podem ajudar:

  • O que é que você mais deseja em sua vida?
  • O que está impedindo você de conseguir?
  • Você já fez algo que exigiu coragem — e pelo qual você acredita que merece reconhecimento?
  • O que faz você se sentir feliz e vivo?
  • Existe algum aspecto da sua vida que merece ser tratado com honestidade, mesmo que isso vá contra as expectativas dos demais?
  • Como fazer com que a sua felicidade se torne a sua principal prioridade?

Você tem algum arrependimento que precisa ser solucionado em sua vida? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.