15 hábitos que estão relacionados com a felicidade

12/08/2016 às 09:424 min de leitura

1 – Escrever três coisas pelas quais se é grato

Giphy

Não há dúvidas: se lembrar das coisas que são boas em sua vida é uma efetiva e rápida forma de ficar mais feliz. Pesquisadores da Davis University of California analisaram três grupos de voluntários que mantiveram um diário semanal com apenas um foco. Um dos grupos escreveu sobre os eventos que aconteceram na semana; o segundo grupo focou nas coisas ruins; e o terceiro só escreveu sobre as coisas boas.

Depois de 10 semanas, as pessoas do terceiro grupo se diziam mais otimistas e mais satisfeitas com suas vidas em relação aos voluntários dos outros dois grupos. Além disso, essa galera mais feliz também apresentou menos desconfortos físicos, com poucos relatos de coriza e dores de cabeça, por exemplo.

2 –Admirar um céu estrelado

Giphy

É comprovado: a sensação de admirar um céu estrelado e se permitir “viajar na maionese” um pouquinho é algo capaz de diminuir nossos níveis de estresse e aumentar nossa sensação de satisfação com a vida. Pessoas que se encantam com coisas simples se sentem mais curiosas em relação ao mundo ao seu redor e costumam agir com mais generosidade.

3 – Beber café

Giphy

O segredo é não consumir a bebida em excesso; assim fica tudo bem. A cafeína não nos deixa apenas mais despertos – ela também melhora nosso humor. Já há relação, inclusive, entre o consumo de cafeína e a redução do risco de desenvolver depressão, sabia? O mesmo vale para o risco de suicídio.

4 – Meditar

Giphy

Tudo o que você precisa fazer é focar no tempo presente, de preferência de olhos fechados e em um ambiente tranquilo, respirar profundamente e se manter assim por alguns instantes. Parece uma atividade simples, mas não é, especialmente nas primeiras vezes que você tentar – ainda assim, é algo capaz de reduzir seus níveis de estresse e ansiedade consideravelmente.

Diversos estudos já comprovaram, por meio de pessoas que meditam há muito tempo, como monges budistas, que a prática da meditação é capaz de criar novas áreas no cérebro, dedicadas a melhorar nosso foco e o controle emocional. Já se sabe também que meditar é bom para a memória. Com tantos benefícios assim, será que não está na hora de tentar?

5 – Ler uma história de aventura

Giphy

Você se lembra que olhar para as estrelas e se encantar com algo simples é um exercício capaz de deixar uma pessoa mais feliz e otimista? O mesmo resultado pode ser atingido por meio da leitura. O simples fato de ler a respeito da experiência de alguém que tenha se encantado com alguma coisa ou descoberto algo surpreendente já diminui nossos níveis de estresse.

6 – Dar uma caminhada

Giphy

Passar um tempo fora, de preferência em contato com a natureza, e fazer caminhadas, trilhas e acampamentos é algo que, definitivamente, nos ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio causador de estresse. Quem costuma passar um tempo em contato com a natureza tem até mesmo os batimentos cardíacos mais bem regulados.

7 – Não está feliz? Então faça coisas que você costuma fazer quando está

Giphy

Emoções positivas nos fazem ser mais ativos, e isso é ótimo para combater sentimentos de isolamento, pessimismo e perda, por exemplo. Como emoções positivas são provocadas quando fazemos aquilo de que gostamos, o jeito é se esforçar um pouco e fazer alguma coisa prazerosa mesmo quando a vontade for a de não fazer absolutamente nada.

8 – Participar de eventos culturais

Giphy

Visitar museus e galerias, ir a shows ou ao teatro são atividades que rapidamente conseguem melhorar o nosso humor. Um estudo realizado na Noruega revelou que participar de eventos culturais diminui nossos níveis de ansiedade e depressão e, ainda por cima, nos dá mais satisfação com relação às nossas vidas pessoais.

9 – Ouvir músicas tristes

Giphy

Está na hora de você dar uma chance às canções da Adele sem medo de entrar em depressão. A verdade é que ouvir músicas depressivas é algo que deixa as pessoas mais felizes. O motivo? Apesar da sofrência toda, ao ouvirmos uma música triste acabamos nos sentindo consolados e nossas emoções negativas diminuem.

10 – Estabelecer metas realistas

Giphy

Boa dica àqueles que gostam de fazer listas de metas e atividades: é preciso ser realista e específico. Em vez de ter a meta de salvar o mundo, que tal estabelecer como meta o ato de desperdiçar a menor quantidade de água possível? Esse detalhamento faz com que consigamos alcançar as metas com mais facilidade e, claro, com que nosso nível de satisfação seja alto.

11 – Escrever sobre aquilo que se sente

Giphy

Transformar sentimentos em palavras escritas é uma atividade quase mágica. Se você estiver com raiva de alguém, por exemplo, a melhor coisa a ser feita é escrever tudo o que você gostaria de dizer, mas não enviar nada.

Esse exercício nos ajuda a resolver nossos problemas com mais clareza e eficiência, além do fato de diminuir nossos níveis de estresse; afinal, quando escrevemos aquilo que gostaríamos de falar em um momento de raiva, temos a sensação de ter falado – mas sem as consequências negativas e os arrependimentos que uma discussão acalorada pode trazer.

12 – Comprar um presente para alguém

Giphy

Em dias não muito bons, é comum sentirmos a necessidade de comprar alguma comida diferente ou um mimo para nós mesmos. A verdade é que comprar alguma coisa até nos deixa mais felizes, sim, especialmente quando essa coisa não é para nós. Agradar alguém do nosso convívio com um presentinho é algo que nos faz bem – não se endividando, tá tudo certo.

13 – Passar um tempo com os amigos sempre que possível

Giphy

Não tem nem como argumentar: dedicar um tempo para estar com os amigos é terapêutico. Já é comprovado que estar na presença daquelas pessoas que realmente nos fazem bem e com as quais podemos conversar sobre tudo sem amarras aumenta nossa sensação de felicidade em 8%. Bora marcar aquela reunião da galera toda?

14 – Perdoar

Giphy

Guarde dinheiro, guarde bombons no armário da cozinha, guarde as roupas logo depois de tirá-las do varal, mas não guarde rancor. Quando ficamos bravos com alguém por muito tempo, acabamos consumidos por um sentimento muito ruim: o rancor.

Com o passar do tempo, esse sentimento se transforma em desejo de vingança, e você vai tendo cada vez menos espaço para ser feliz. Além do mais, o simples ato de perdoar está relacionado com uma melhor saúde cardíaca, baixos níveis de estresse, melhor condicionamento físico e também com a longevidade. Viu só como não vale a pena guardar rancor?

15 – Fazer sexo

Giphy

Aumentar a frequência de sexo de uma vez por mês para uma vez por semana produz o mesmo tipo de felicidade que receber um cheque de US$ 450 mil, sabia? Antes que você se empolgue demais e saia correndo atrás da primeira pessoa que topar um encontro mais caliente, um alerta: estamos falando de sexo de qualidade, feito com uma pessoa especial, e não de sexo casual – são dados científicos, não adianta xingar muito nos comentários.

***

Agora nos conte: você concorda que esses hábitos realmente aumentam a nossa felicidade? Quais deles fazem parte da sua vida?

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: