Baixa autoestima e narcisismo: o que os posts no Facebook dizem sobre você

16/08/2016 às 09:142 min de leitura

Estamos em 2018 e é mais do que comum que pessoas que usam redes sociais postem selfies de vez em quando, assim como é comum que algumas pessoas exagerem na quantidade de postagens e acabem se tornando um pouco chatas, inclusive.

Psicólogos da Universidade de Brunel, em Londres, realizaram uma pesquisa para descobrir o que há por trás do comportamento de quem posta selfies excessivamente nas redes sociais. Ao todo, 555 usuários do Facebook tiveram suas publicações avaliadas em cinco aspectos: extroversão, neuroticismo, abertura, afabilidade e consciência. Além disso, foram analisados também em termos de autoestima e narcisismo.

Os resultados revelaram alguns aspectos bem interessantes: pessoas com autoestima baixa são as que mais atualizam o status em termos de relacionamentos amorosos; narcisistas, por sua vez, atualizam mais informações sobre suas conquistas, fator que é motivado pela necessidade de atenção e validação que essas pessoas têm – essas publicações geralmente são bem recebidas, o que motiva publicações semelhantes no futuro.

Comportamento online

Giphy

Ainda em relação aos narcisistas, o que se observou foi que eles publicam informações a respeito do que comem e dos exercícios que fazem – isso aparentemente porque os narcisistas têm a necessidade de mostrar o esforço que fazem para alcançar a forma física que ostentam. A consciência, por outro lado, foi associada a escrever sobre os filhos.

Para a psicóloga Dra. Tara Marshall, uma das responsáveis pelo estudo, pode não ser uma surpresa o fato de que o que publicamos nas redes sociais reflete traços de nossa personalidade: “Ainda assim é importante entender por que as pessoas escrevem a respeito de certos tópicos no Facebook, porque as atualizações delas podem ser diferencialmente recompensadas com curtidas e comentários. Pessoas que recebem mais curtidas e comentários tendem a experimentar os benefícios da inclusão social, enquanto aqueles que recebem nenhum ou poucos se sentem isolados”, disse ela.

Marshall defende que o ideal é fazer um exercício de consciência sempre que for postar alguma coisa e imaginar como as outras pessoas recebem essas publicações. Dessa forma, acabamos evitando passar por usuários chatos e irritantes. Você, por exemplo, já deixou de gostar de uma pessoa por causa do que ela posta nas redes sociais? Conte para a gente nos comentários!

*Publicado originalmente em 16/08/2016.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: