
Ciência
15/06/2011 às 17:06•1 min de leitura
Uma pesquisa realizada pelo grupo Bain&Company apontou para um crescimento médio de 8% nas vendas do mercado mundial de luxo neste ano. Isso demonstra um aumento de 3% comparado ao ano anterior. Até 2014, o crescimento deve continuar em torno de 5% a 6% ao ano. Os campeões de venda que impulsionam o ramo seriam artigos de couro, roupas, joias e relógios.
Segundo o estudo, o país que terá melhores resultados em 2011 será a China, com expectativa de crescimento de 25%. Estima-se ainda que, dentro de cinco anos, a China se tornará a terceira maior responsável pela venda de itens de luxo, perdendo apenas para o Japão e os Estados Unidos.
Para os Estados Unidos, a previsão do aumento das vendas é de 7%. Já a Europa segue a média e deve crescer 8%. Apesar da maioria dos países apresentar números positivos, o Japão não pode ser incluído nesta lista. Os desastres naturais ocorridos no país resultarão numa queda de 5% nos ganhos do ano. A recuperação no Japão deve iniciar somente no terceiro trimestre, afirma o estudo.