
Ciência
08/10/2012 às 11:07•1 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Toda mulher sabe que os hormônios femininos são capazes de causar as mais diversas reações no nosso corpo. Desde o humor, o apetite e até mesmo a vontade de se sentir mais bonita variam de acordo com as alterações que acontecem durante o ciclo menstrual.
Sendo assim, os pesquisadores da Concordia University, no Canadá, promoveram uma pesquisa que aponta que as mulheres estão mais propensas a realizar compras em seu período fértil. O estudo divulgado no Huffington Post buscou sondar o ciclo menstrual das mulheres e conseguiu encontrar uma série de padrões comportamentais.
Para isso, o pesquisador Gad Saad coordenou sua equipe para acompanhar o comportamento de 59 mulheres ao longo de um mês e registrar seus impulsos por consumo, uso de produtos e gastos com beleza, como itens de maquiagem por exemplo.
Fonte: Thinkstock
As voluntárias deveriam manter um relatório detalhado que registrasse seu comportamento com relação à beleza, escolha de roupas, ingestão de calorias e compras. Ao analisar anotações que mostravam o tempo gasto escolhendo o que vestir, passando maquiagem ou tomando um banho de sol, os pesquisadores conseguiram encontrar um padrão entre as participantes.
Existia um aumento considerável nos comportamentos relacionados à aparência durante o período fértil, que costuma acontecer entre o 8º e o 15º dia em um ciclo regular de 28 dias. Na prática, isso significa que as mulheres gastaram mais tempo – e dinheiro! – para que pudessem se sentir mais bonitas durante essa fase.
Para Saad, a explicação está no processo evolutivo pelo qual passamos: “No tempo dos nossos ancestrais as mulheres se preocupavam em atrair o homem em seu período fértil, pois isso significava maiores chances de reprodução. Os mesmos mecanismos fisiológicos e psicológicos fazem com que hoje as mulheres invistam no consumo de produtos que possam contribuir para esse impulso de reprodução pelo qual passam no período fértil”.