Seja o primeiro a compartilhar

Você sabe quais são as principais funções do sangue para o corpo humano?

Equipe MegaCurioso

Nosso sangue tem muitas funções importantes. Ele transporta oxigênio do pulmão para todos os outros tecidos do corpo com a ajuda dos glóbulos vermelho e na volta, conduz CO2, que é expirado pelos pulmões.

Os nutrientes presentes nos alimentos que consumimos são absorvidos pelo intestino e transportados através do sangue ao fígado. Uma vez que esses nutrientes são metabolizados, o sangue os envia para todas as células do corpo, garantindo o bom funcionamento delas.

É o sangue que nos ajuda a acabar com infecções, já que os glóbulos brancos são experts na arte de derrotar vírus e bactérias. Quando nosso sistema imunológico está sobrecarregado, no entanto, como em casos de infecções mais fortes, precisamos tomar antibióticos para ajudar o processo de recuperação. Vale sempre lembrar que antibióticos devem ser tomados apenas se houver recomendação médica.

Mais funções

Nosso sangue também está repleto de hormônios e de moléculas essenciais para o bom funcionamento de todos os nossos órgãos. Quando essas substâncias estão equilibradas, temos energia e nosso corpo funciona normalmente. Por outro lado, quando esses hormônios estão desregulados, sentimos falta de energia e percebemos alterações em nosso corpo, por isso é sempre bom consultar um médico endocrinologista e ver como andam as coisas – com o passar da idade, algumas pessoas passam a precisar de reposições hormonais.

O sangue é enviado em maiores volumes para nossos órgãos na medida em que eles precisam trabalhar – depois de uma bela refeição, muito do nosso sangue é enviado para o intestino e o fígado, deixando o cérebro um pouco menos irrigado, e isso é o que nos dá a sensação de cansaço depois do almoço, por exemplo.

Já na hora de regular a temperatura do corpo, nosso sistema vascular é muito inteligente também: nos dias quentes, nossas veias ficam mais largas, e nossa pele elimina calor, inclusive através do suor, garantindo que o interior do corpo não fique quente demais.

Além de cuidar de todo o funcionamento dos nossos órgãos, o sangue também nos prega algumas peças. Quando estamos interessados por uma pessoa, e também quando estamos com vergonha, nossa cabeça, nosso pescoço e nossas orelhas ficam vermelhos, e não há como controlarmos isso. Essa reação nada mais é do que a dilatação dos vasos dessas regiões, que acabam ficando cheios de sangue.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER