(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

Você já se perguntou o motivo de fecharmos os olhos cada vez que espirramos? De acordo com o site Life’s Little Mysteries, muita gente se faz essa mesma pergunta, e a resposta continua sendo um tema de debate para a Medicina.

Segundo o site, o espirro ajuda a proteger as passagens do nariz, expulsando partículas estranhas através de um poderoso jato de ar proveniente dos pulmões, que viaja a mais de 160 quilômetros por hora. Entretanto, esse reflexo envolve inúmeras ações, sendo todas elas controladas pelo nosso cérebro.

Saúde!

Quando o cérebro recebe o estímulo, ele envia sinais para que a musculatura do esôfago e do esfíncter se contraia — imagine os acidentes! —, além de enviar sinais para diversos músculos e nervos da face. E é aqui que a conexão entre o movimento das pálpebras e o espirro entra em cena. Os nervos relacionados aos olhos e ao nariz se encontram muito próximos, e geralmente respondem quando um ou outro órgão é estimulado.

Além disso, embora não se saiba exatamente por que é que fechamos os olhos ao espirrar, os especialistas também acreditam que esse reflexo sirva para proteger nossos órgãos da visão, já que o ar que vai dos pulmões ao nariz poderia aumentar a pressão ocular e acabar nos machucando. De qualquer forma, conforme apontou o site, o espirro é o único reflexo que faz com que pessoas completamente estranhas nos desejem “saúde”!

Fonte: Life’s Little Mysteries