Está dormindo pouco? Isso pode fazer você engordar
135
Compartilhamentos

Está dormindo pouco? Isso pode fazer você engordar

Último Vídeo

Você é um bom dorminhoco ou o trabalho e os estudos ocupam boa parte dos seus dias e noites, deixando poucas horas para o sono? Quando temos um período escasso de sono durante muito tempo, esse hábito pode acarretar problemas de saúde, falta de concentração e até o aumento de peso.

A agitação, estresse e muitos compromissos do dia a dia estão fazendo com que a falta de sono se torne uma espécie de “epidemia”, sendo que atualmente cerca de 28,3% das pessoas de todo o mundo dormem menos de seis horas por noite. Isso, consequentemente, também pode gerar obesidade.

Pesquisa

Fonte da imagem: Shutterstock

Uma recente pesquisa divulgada no site Scientific American revelou que o ganho de peso devido a noites mal dormidas pode acontecer porque esse hábito aumenta a ingestão calórica. Resumindo: se você não dorme, você come, pois os níveis do hormônio grelina (responsável pela fome) ficam mais altos quando você está cansado.

O estudo foi realizado com 225 pessoas que foram divididas em grupos e sujeitas a alguns testes de restrição de sono, sendo que a ingestão calórica dos voluntários também foi monitorada.

O resultado revelou que todas as pessoas que foram privadas de sono ganharam peso, sendo que os homens tiveram um aumento maior do que as mulheres. Além do aumento do hormônio da fome, um dos grandes responsáveis pelo ganho de peso por privação de sono foi o aumento do desejo das pessoas por carboidratos, fazendo-as petiscarem mais vezes.

Outras evidências

Fonte da imagem: Shutterstock

Em 2012, outra pesquisa da Universidade de Chicago revelou que a falta de sono também pode aumentar o risco de diabetes e o acúmulo de gorduras. Isso porque após poucas horas de sono, as células de gordura acabam ficando menos sensíveis à insulina e isso favorece o seu acúmulo, podendo, inclusive, favorecer o surgimento de diabetes. Essa falta de sensibilidade desencadeia um processo que faz com que a glicose não absorvida caia na corrente sanguínea.

Por esses e outros motivos, é importante ter uma boa noite de sono. Os especialistas recomendam de sete a oito horas por noite, sendo uma indicação essencial também para quem está em dietas de emagrecimento, pois o relaxamento também diminui o nível de cortisol (o hormônio do stress), que prejudica a perda de peso.

Dormir muito mais do que isso pode ter o efeito contrário, pois o corpo fica inativo por muito tempo e sem os nutrientes necessários para trabalhar. Dessa forma, ao acordar, a fome é maior. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.