Por que os ouvidos 'tampam' quando viajamos de avião?
141
Compartilhamentos

Por que os ouvidos 'tampam' quando viajamos de avião?

Último Vídeo

Quando você viaja de avião — ou mesmo quando está descendo uma serra de carro ou ônibus —, é bastante comum aparecer aquela sensação de ouvido tampado. Mas você sabe por que isso acontece?

É claro que é de conhecimento geral que a responsável por esse efeito é a pressão do ar, que cria essa ocorrência também quando entramos em um túnel em alta velocidade, por exemplo. Porém, como ela age?

Mudanças bruscas de pressão

Para solucionar as dúvidas, o professor de Física Aplicada Antonio Ruiz de Elvira, da Universidade de Alcalá, deu algumas explicações ao site do El Mundo.

O físico afirmou que o que acontece no caso de entrar em um túnel em alta velocidade é a mudança brusca de pressão, que faz com que precisemos de certo tempo de adaptação para que esse “golpe” de pressão se equilibre através do duto de comunicação entre as vias nasais e as do ouvido.

No avião, ele diz que o efeito é parecido, pois, para a fuselagem não sofrer uma força demasiada, os pilotos regulam a pressão interior da cabine. Dessa forma, ao atingir a altitude de cruzeiro (cerca de 10 mil metros acima do mar), a pressão interna é regulada para 2,5 a 3 mil metros ou 650 hectopascais (hPa).  

Com isso, é reduzida a diferença de pressão entre o interior e o exterior da aeronave, ajudando a diminuir a fadiga da fuselagem e das janelas. No entanto, tudo isso acontece em poucos minutos durante o voo, desde a decolagem até o alcance da altitude ideal. E isso faz com que o ar de fora “empurre” com muito mais força o ar de dentro das vias respiratórias, gerando a sensação de ouvido tampado. 

*Publicado originalmente em 31/7/2013.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.