Pesquisador determina qual é a melhor hora do dia para tomar café

29/10/2013 às 11:331 min de leitura

Você gosta de café? E em qual horário do dia você prefere tomar essa bebida? Um novo estudo revelou qual o melhor período para bebê-la. Essa definição pode mostrar por que, algumas vezes, aquela dose grande de café que você tomou para ficar mais alerta não está funcionando.

As pesquisas têm relação com a cronofarmacologia, ou seja, o estudo de como os medicamentos ou substâncias (como a cafeína) interagem com a biologia do seu organismo. E, quando se trata de café, a principal chave do estudo a se considerar é o nível de cortisol, um hormônio relacionado ao stress e ao estado de atenção do seu corpo.

Quanto mais cortisol estiver correndo em seu corpo, mais naturalmente alerta você fica. E quanto mais alerta você está, menos a cafeína faz efeito. Essa é a explicação do pesquisador Steven Miller. Por isso, se o seu objetivo é usar o café como uma forma de ficar mais acordado, é importante conhecer quais são os horários em que o cortisol está com os níveis mais altos.

Manhã ou tarde?

Segundo Miller, embora os níveis de cortisol tenham seu pico mais alto entre as oito e nove da manhã, existem alguns outros horários em que as taxas do hormônio também alcançam alguns picos, sendo entre meio-dia e 13h da tarde e entre 17h30 e 18h30.

De acordo com essas evidências, o seu café será provavelmente mais efetivo se você o tomar entre 9h30 e 11h30 da manhã, quando os níveis de cortisol estão caindo, antes do próximo pico.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, o momento ideal para se tomar um café é exatamente às 14h16. Porém, a instituição não se baseou em medições de cortisol, mas sim um levantamento de quando os trabalhadores se sentem mais cansados​​. Entre os horários mostrados aqui, eu fico com o da manhã relatado por Steven Miller. E você?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: