Você sabia que existem pessoas que nascem sem as digitais?

09/08/2018 às 03:002 min de leitura

Você é uma daquelas pessoas que têm problemas na hora de usar algum serviço que necessite da identificação pelas suas digitais? É um tal de tentar e tentar por muitas vezes até que, finalmente, o que você precisa é realizado. Realmente, tem muita gente por aí que têm as digitais dos dedos muito fraquinhas, mas elas não são inexistentes.

No entanto, você sabia que existe quem tenha os dedos totalmente lisos, sem nenhuma marca digital? Segundo o site Smithsonian, em 2007, o dermatologista Peter Itin foi contatado por uma mulher suíça com um dilema incomum: ela estava tendo problemas para entrar nos Estados Unidos porque não tinha impressões digitais.

Os regulamentos exigem que todos aqueles que não residem no país registrem as suas impressões digitais quando entram nos EUA, e as autoridades ficaram confusas quando a mulher disse que ela simplesmente não tinha nascido com elas.

Descoberta

Quando o dermatologista foi estudar o caso, ele descobriu que outros oito membros da família da mulher também tinha nascido sem digitais. Com isso, ele notou que realmente a condição é algo que acontece geneticamente, acometendo várias pessoas de uma mesma família.  

Para pesquisa melhor o assunto, Peter Itin trabalhou com o dermatologista israelense Eli Sprecher e outros estudiosos. Eles conseguiram rastrear três outras famílias não relacionadas entre si, que tinham várias pessoas com adermatoglyphia. A partir daí, os pesquisadores localizaram com sucesso a mutação genética que leva à desordem.

Fonte da imagem: Reprodução/Smithsonian

"É uma condição extremamente rara. Geralmente, em filmes, já vimos personagens criminosos que tentam remover as suas impressões digitais, mas nunca havíamos ouvido sobre essa condição da adermatoglyphia, que comprovadamente existe. Então, eu acho que é por isso que as autoridades de controle da fronteira acham tão preocupante", disse Eli Sprecher.

As pontas dos dedos de pessoas com adermatoglyphia são totalmente planas, sendo que elas não têm nenhumas das reentrâncias e curvaturas que caracterizam as impressões digitais de praticamente todos os seres humanos. Apesar dessa diferença, as pessoas com essa desordem genética são totalmente saudáveis, tendo apenas um número reduzido de glândulas sudoríparas, o que não chega a causar problemas.

Vale ressaltar que existem outras doenças genéticas (incluindo dermatopathia pigmentosa reticular) que levam à falta de impressões digitais, mas elas também causam muito mais graves impactos sobre a saúde, tais como cabelos extremamente finos e dentes quebradiços. Porém, não se trata da mesma condição. 

*Publicado originalmente em 28/01/2014.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: