Como são suas noites de sono? Você é do tipo que dorme bem e acorda disposto ou tem sempre a sensação de que deveria ter dormido por algumas horinhas a mais? Quantas horas, afinal, alguém precisa dormir para ter um dia produtivo?

Estamos acostumados a ouvir que o ideal é que uma pessoa durma oito horas por noite, não é mesmo? Mas será que essa é uma média de tempo válida tanto para adolescentes quanto para adultos? E idosos, devem dormir quanto tempo? A verdade é que cada faixa etária tem sua necessidade de descanso.

O Fast Company divulgou o resultado de um grande levantamento feito pela National Sleep Foundation, um centro de pesquisas voltado apenas a questões relacionadas ao sono. Ao todo, 18 cientistas e pesquisadores avaliaram os resultados de mais de 300 estudos já feitos na instituição com a intenção de descobrir qual é o tempo ideal de sono para pessoas de diferentes idades.

Provavelmente você precisa dormir mais do que imagina

É a primeira vez que uma organização desenvolve esse estudo específico de sono com base nas necessidades de cada faixa etária. Quem precisa de mais horas de sono são os recém-nascidos de até três meses de idade, que devem dormir entre 14 e 17 horas por dia.

Adultos entre 26 e 64 anos devem dormir entre sete e nove horas por dia para evitar o cansaço excessivo e algumas doenças relacionadas com a privação do sono, como ansiedade, depressão, diabetes tipo 2 e até mesmo alguns tipos de câncer. Confira a seguir as recomendações específicas de horas de sono de acordo com a idade:

  • Recém-nascidos de até três meses: devem dormir entre 14 e 17 horas por dia;
  • Bebês de 4 a 11 meses: devem dormir de 12 a 15 horas por dia;
  • Bebês de um a dois anos: precisam dormir de 11 a 14 horas por dia;
  • Crianças de três a cinco anos: a recomendação é a de que durmam de 10 a 13 horas por dia;
  • Crianças de 6 a 13 anos: devem dormir de 9 a 11 horas por dia;
  • Adolescentes de 14 a 17 anos: precisam de 8 a 10 horas de sono por dia;
  • Jovens de 18 a 25 anos: o ideal é que durmam entre sete e nove horas por dia;
  • Adultos de 26 a 64 anos: também devem dormir entre sete e nove horas por dia;
  • Idosos acima dos 65 anos: precisam de sete a oito horas de sono por dia.

E aí, será que você tem dormido o suficiente? Conte para a gente nos comentários!