Apenas 5 dias de uma dieta rica em gordura já muda seu corpo, sabia?

17/04/2015 às 06:542 min de leitura

Você provavelmente já está cansado de ouvir que alguns tipos de alimentos fazem mal ao seu corpo. Nesse sentido, qualquer menu de fast food já se torna um verdadeiro vilão em potencial e, caso você não saiba, esse tipo de lanchinho não tem como consequência apenas o aumento de peso – na verdade, alimentos processados e com muita gordura fazem uma bagunça no seu corpo e alteram o funcionamento do seu metabolismo.

A revista Time publicou uma matéria que explica os estragos que apenas cinco dias de uma alimentação baseada em fast food pode fazer com o corpo de uma pessoa. As conclusões têm relação com um estudo publicado em uma revista sobre obesidade.

Nesse estudo, os pesquisadores observaram os efeitos de uma alimentação baseada apenas em fast food com relação ao funcionamento do metabolismo e dos músculos esqueléticos, que sofrem alterações quando nos alimentamos de maneira não saudável.

Testes

Para comprovar isso, 12 jovens universitários saudáveis tiveram a alimentação monitorada por uma equipe de cientistas. Durante um breve período, eles passaram por uma dieta menos saudável e ingeriam 55% de suas calorias diárias por meio de gordura – já com relação às calorias totais da dieta, 18% correspondiam a gorduras saturadas.

De acordo com um dos autores do estudo, Matthew W. Hulver, a dieta repassada aos universitários tinha mais gordura saturada do que teria se o cardápio fosse feito apenas com lanches do McDonald’s. Deu para imaginar o nível das comidinhas?

Os rapazes basicamente comiam muita manteiga, macarrão com queijo, presunto, sanduíches de queijo com maionese e manteiga, e alimentos congelados, desses tipo refeição pronta, que precisam apenas ir ao micro-ondas antes de serem devorados. O controle calórico foi monitorado de forma que todos os participantes ingerissem exatamente a mesma quantidade de valor energético.

Comparação

Antes e depois de cinco dias de comilança, foram realizadas biópsias musculares, com a finalidade de analisar alguns genes específicos e assim tentar entender as mudanças metabólicas que a dieta hipercalórica havia provocado nos voluntários.

Antes da dieta monstruosa, quando os jovens comiam uma refeição normal, era possível observar um aumento de oxidação em determinados genes, principalmente no período de quatro horas após a refeição. Após os cinco dias de dieta excessivamente gordurosa, essa resposta genética simplesmente deixou de existir.

Quando se alimentavam normalmente, os pesquisadores perceberam que os músculos dos voluntários utilizavam a glicose como uma fonte de energia. Depois dos cinco dias de alimentação errada, isso também deixou de acontecer. “Nós ficamos surpresos ao ver quão grandes foram os efeitos depois de apenas cinco dias”, disse Hulver.

Diabetes e ganho de peso

No final das contas, o estudo sugere que quanto mais a pessoa se expõe a uma dieta rica em gordura, mais ela pode se tornar resistente à insulina. Sem insulina, o sangue do indivíduo pode se tornar mais ácido, o que resulta no surgimento de algumas doenças, inclusive de diabetes.

É interessante observar como o funcionamento metabólico de uma pessoa pode ser completamente alterado depois de apenas cinco dias de consumo excessivo de gordura e alimentos processados. Além do risco de contrair doenças, pessoas que ganham peso facilmente acabam engordando cada vez mais.

Se essa é uma preocupação sua, talvez esteja na hora de mudar alguns hábitos alimentares e diminuir o consumo de alimentos ricos em gorduras e também de alimentos processados de uma maneira geral. Adeus, fast food.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: