Umbigo não é exclusividade sua; conheça outros animais com a característica
19
Compartilhamentos

Umbigo não é exclusividade sua; conheça outros animais com a característica

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Você pode até acreditar que o seu cachorro ou gato de estimação não tem umbigo, pois, quando você faz carinho na região na barriga, não consegue encontrar nenhuma cicatriz similar àquela que tem no seu próprio corpo.

Porém, tanto o seu cãozinho quanto qualquer outro mamífero gestado dentro de uma placenta na barriga da mãe nascem com cordões umbilicais. E o umbigo nada mais é que a cicatriz que fica depois da retirada desse anexo responsável por fazer a comunicação entre o feto e a placenta.

Se ele existe, por que não consigo encontrar?

A dificuldade de encontrar o umbigo do seu animal de estimação acontece porque a cicatriz que fica na barriga dos animais normalmente é menos notável que a dos humanos e muitas vezes fica totalmente coberta por pelos.

Uma das razões para essa concavidade abdominal ser mais fácil de perceber em humanos é que nos outros animais os tecidos deixados pela cicatriz são mais rapidamente absorvidos, o que faz com que ela desapareça com o passar do tempo.

Todos os mamíferos têm umbigo?

Porém, saber que alguns animais têm umbigo não significa que todos os mamíferos o possuem. Os marsupiais, como os cangurus, não têm placenta, e os monotremados, como o ornitorrinco, são gestados em ovos. Se não há cordão umbilical, então também não terá a cicatriz resultante dele.

Da próxima vez que você fizer carinho na barriga de um filhote de cachorro, tente prestar bastante atenção e talvez você consiga identificar o umbigo. E se não conseguir encontrar, tudo bem, pelo menos você brincou com um filhotinho adorável.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.