Será que vale mesmo a pena contar as calorias das comidas?
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Será que vale mesmo a pena contar as calorias das comidas?

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Quem não está de dieta que levante a mão. Normalmente, uma grande parte de nós sempre está querendo perder alguns quilinhos, por isso é comum encontrarmos amigos que estão de regime a todo momento. Alguns deles até encaram táticas "nazistas" e machucam a própria saúde em prol de uma aparência "melhor".

Uma das dietas mais comuns é a de contar calorias — ficar ligado em qual o valor calórico de cada coisa que você pretende ingerir. Porém, um estudo da Tufts University está indicando que esta não é a melhor estratégia a longo prazo para perder peso.

A pesquisa diz que realizar mudanças pequenas e consistentes na alimentação com proteínas e carboidratos é a maneira mais efetiva de não ganhar peso ao longo do tempo — foram analisados dados durante 16 anos provenientes de três estudos.

Os estudos descobriram que dietas cheias de grãos refinados, carne vermelha, amido e açúcares estão associadas ao ganho de peso. Por outro lado, para perder, entram no consumo diário o iogurte, os frutos do mar, o frango sem pele e as sementes.

O que comer?

Outros alimentos entraram na lista do meio, que não aumentam nem diminuem o peso: leite e seus derivados (como queijos e algumas sopas).

Segundo a nutricionista Emily Hein, limitar uma dieta em 1,2 mil calorias diárias, por exemplo, pode não ser algo muito inteligente. "Você pode gastar esse limite em bolachas de chocolate, mas isso não é nada bom. Você precisa de alimentos com bastante nutrientes, balanceados em carboidratos, gorduras, proteínas e macronutrientes", explica Hein.

Outro especialista, Georgie Fear, de Vancouver, diz que "contar calorias ajuda para você aprender a regular o tamanho das porções. Porém, uma dieta baseada em nutrientes faz você emagrecer com saúde por mais tempo".

Como exemplo do que disse, Fear entrega esta dica: troque a barra de cereais diária por iogurte grego e fruta. São as mesmas 200 calorias, mas você recebe mais nutrientes e continua mais saudável.

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