Pesquisa mostra Brasil como 3º país mais ignorante

11/12/2015 às 08:072 min de leitura

Uma pesquisa realizada pelo instituto britânico Ipsis MORI colocou o Brasil como o terceiro país mais ignorante entre 33 nações avaliadas. No ranking, os brasileiros demostraram níveis de ignorância mais baixos apenas do que os indianos, segundos colocados, e os dos mexicanos, que ficaram em primeiro.

O estudo procurou levantar qual é a percepção de diversas pessoas ao redor do mundo sobre os seus próprios países. Entre outros pontos, os pesquisadores perguntaram sobre quantidade de pessoas moradoras de áreas rurais, quanto da renda nacional é concentrada pelas famílias mais ricas e qual é a porcentagem de habitantes que possuem acesso à internet.

Infelizmente, na pesquisa, que é chamada de “Perigos da Percepção”, as respostas dos mil brasileiros, que participaram entre os dias 1º e 16 de outubro, em sua maioria, passaram longe das alternativas corretas. O pior desempenho foi na questão sobre a idade dos habitantes do país. O palpite dos entrevistados apontou que o povo do Brasil tem média de idade de 56 anos, quando a resposta correta seria 31.

Outros fatores

A idade se mostrou realmente um ponto fraco na percepção brasileira. Quando questionados sobre quantas pessoas eles acreditavam ter 14 anos ou menos a cada 100 habitantes do país, os participantes arriscaram dizer 39, enquanto que o certo seria 24. Além disso, não se sabe bem quantos estrangeiros vivem por aqui. A população pesquisada afirmou acreditar que 25% dos habitantes do Brasil são imigrantes, enquanto esse número é de apenas 0,3%.

Vale também destacar a falta de conhecimento do povo brasileiro sobre a quantidade de mulheres que o país possui no poder. Apenas 14% de toda classe política é formada por mulheres, mas as pessoas acreditavam que esse número era de 31%, mais que o dobro do real. Sobre a porcentagem da população que possui acesso à internet, os pesquisados apontaram como sendo 72%, mas na verdade apenas 53% usufrui da rede mundial de computadores.

Quem foram os melhores e outros resultados

A Coreia do Sul foi a nação que apresentou melhor conhecimento sobre si mesma entre as 33 pesquisadas. Em segundo, ficou a Irlanda e, em terceiro, a Polônia. Dois países que chamam atenção por também figurarem entre os 10 mais ignorantes são a Nova Zelândia, que ficou em 5º, e a Itália, em 10º. A nação da Oceania teve índices de ignorância maiores do que países como Colômbia e Argentina, enquanto os italianos tiveram desempenho pior do que Rússia e Chile.

Confira a tabela retirada do site do instituto Ipsis Mori:

Se você acredita que conhece muito mais sobre a realidade do país do que as pessoas que participaram da pesquisa, o instituto Ipsis Mori disponibilizou um questionário com 12 perguntas. Teste o seu conhecimento sobre o país clicando aqui (a pesquisa só está disponível em inglês).

Na sua opinião a pesquisa reflete o nível real de conhecimento dos brasileiros sobre o próprio país? Argumente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: