(Fonte da imagem: Thinkstock)

O chocolate, muito apreciado por bilhões de pessoas de todo o mundo, já era utilizado na antiguidade, tendo sido uma popular bebida entre as civilizações pré-colombianas. Entretanto, de acordo com uma notícia publicada pelo The Telegraph, um grupo de arqueólogos encontrou vestígios de chocolate presentes em um prato, o que sugere que a substância pode ter sido consumida por esses povos de outras formas, e não só na líquida.

A importância da descoberta está no fato de que esta é a primeira vez que os pesquisadores encontram resíduos de chocolates em pratos em vez de copos, levando os arqueólogos a deduzir que essa substância também pode ter sido utilizada como condimento ou mesmo como molho para algum outro tipo de alimento.

As bebidas feitas com chocolate, através da fermentação das sementes, eram bastante amargas e servidas quentes, sendo consumidas pela elite dos povos pré-colombianos. Foram os europeus que decidiram adicionar açúcar à composição, com o objetivo de adaptar a substância aos seus gostos.

Fonte: The Telegraph