13 cafés da manhã do mundo todo

08/05/2015 às 09:543 min de leitura

“O café da manhã é a refeição mais importante do dia”. Não importa se da mãe, de amigos ou de um médico, todo mundo já ouviu essa frase na vida. E se ela realmente é verdadeira, devemos considerar que o desjejum, até mais do que as outras refeições, carrega muito da cultura de um povo.

A nossa inevitável curiosidade é responsável por fazermos a pergunta: “O que será que as pessoas de outros lugares comem quando acordam?”. Vamos ver em belas fotos de dar água na boca a resposta para essa pergunta.

Brasil

Esse é fácil, todos nós conhecemos. Apesar de vivermos em um país continental e riquíssimo em diferentes culturas, podemos “fazer uma média” do café da manhã brasileiro. Pão (normalmente o tal “francês”), manteiga, queijo, geleia de frutas e frios, como presunto e muçarela. Para beber, o famoso pingado, também conhecido como “média”, que é café com leite bem quentinho, ou um suco de laranjas frescas. Vale lembrar, para não confundir, que em alguns lugares do Brasil, “média” é o pãozinho francês.

Alemanha

Não, alemães não tomam cerveja no café da manhã (pelo menos não a maioria). O desjejum alemão é constituído pelo famoso pão preto, uma grande variedade de queijos locais e os famosos salsichões defumados. Acompanha um café fresquinho.

Argentina

Nossos “queridos” hermanos sempre tiveram um pé a mais na Europa do que a gente. Logo que acordam, saboreiam croissants quentinhos e tomam o tradicional mate, que também contém cafeína e dá aquele ânimo para encarar o dia.

Austrália

Australianos são malucos por Vegemite, uma pasta marrom escura feita de extrato de levedura, um produto residual da fabricação de cerveja. Seu sabor é superforte e bastante salgado, e normalmente é consumido com pão ou torradas. É claro que não poderia faltar Vegemite no café da manhã da terra dos cangurus, acompanhado pelo bom e velho café fresco.

China

O café da manhã chinês não apresenta nada exótico demais: ele apenas nos dá a impressão para de uma refeição na hora errada. Afinal, quem comeria algo que parece tanto um yakissoba logo de manhã? Os chineses quebram seu jejum com o típico macarrão oriental, acompanhado de vegetais fritos e bastante shoyu. Também consomem bastante arroz e carne de frango.

Egito

A terra dos antigos faraós consome um café da manhã bastante reforçado. Um dos pratos típicos servidos nessa refeição é chamado ful medames, feito com feijões de fava, grão-de-bico, óleo vegetal, cominho e outros temperos, como alho, cebola, cebolinha, limão, azeite e pimenta. Acompanha ovos cozidos, pão árabe e chá.

Espanha

Simples, porém delicioso, o desjejum espanhol é bastante saudável. Fatias de pão fresco cobertas com um molho espesso de tomate bem temperado com alho, além de suco de laranja e café. O azeite dá o toque especial nessa iguaria.

Estados Unidos

Famosos pela comida calórica e gordurosa, os americanos tendem a fazer uma refeição bem pesada pela manhã. Um clássico dos filmes: ovos mexidos, bacon frito e panquecas. Bebida: café (bem fraco, por sinal).

França

O desjejum francês conta com os levíssimos croissants, tradicionais desse país, acompanhados de manteiga, geleia de frutas, café e suco de laranja. Ah, também não pode faltar a famosa baguete e os incríveis queijos franceses. Bon appétit!

Inglaterra

Bastante parecido com o café da manhã americano, o desjejum inglês clássico leva, além dos ovos e do bacon, tomates chapeados, feijão-vermelho adocicado, linguiça, cogumelos e black pudding, uma linguiça feita de sangue, parecida com o nosso chouriço ou morcela. Vai encarar? Acompanha chá, café e suco de laranja.

Islândia

Para estragar o apetite, já tão estimulado com todos esses pratos bonitos, vamos sair um pouco dessa linha e falar do tradicional café da manhã islandês chamado Thorramatur. Essa refeição matinal é consumida nos meses de janeiro e fevereiro como parte das tradições das festas de solstício de inverno.

Ele é composto pelos seguintes “alimentos”:

  • Kæstur hákarl: carne de tubarão fermentada debaixo da terra por três meses
  • Súrsaðir hrútspungar: testículos de carneiro comprimidos em blocos, cozidos e curados em ácido lático
  • Svið: uma cabeça de ovelha cozida inteira, também curada em ácido lático
  • Lifrarpylsa: um tipo de salsicha feita com fígado de carneiro
  • Blóðmör: uma espécie de chouriço de sangue de ovelha, misturado com farinha de centeio e aveia

Gostoso, não? Além desses pratos, o café da manhã tradicional islandês também leva pães de centeio, carne de carneiro defumada ou cozida e até nadadeiras de foca curadas em ácido lático. E aí, teria coragem de encarar um desjejum desses?

Itália

Em um país com tantas guloseimas maravilhosas como a Itália, o café da manhã até que parece bem levinho. Um belo cappuccino feito com os melhores grãos de café (forte, é claro) e um delicioso croissant. Assim, sobra mais espaço para a macarronada do almoço e a pizza do jantar.

Japão

Já imaginou comer tofu de café da manhã? Pois é o que os japoneses fazem quase todo dia. Mergulhado no shoyu e com raspas de gengibre, o alimento é uma opção bastante saudável para começar o dia. Além do tofu, japoneses também apreciam bastante o arroz e cortes de peixe para comer assim que acordam.

.....

Aposto que está morrendo de fome agora, né? Se você já superou o trauma do café da manhã islandês, corra agora para uma padaria e mate a vontade com um pingado quentinho e um pão na chapa bem dourado!

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: