Saiba quais são os primeiros lugares do mundo a comemorar o Ano-Novo
102
Compartilhamentos

Saiba quais são os primeiros lugares do mundo a comemorar o Ano-Novo

Você já ouviu falar de Kiribati e Samoa? Não? Então vamos lá: o primeiro é um país da Oceania, e o segundo, um país independente da Polinésia. É a respeito deles que falaremos hoje, e se você está se perguntando nossos motivos para isso, fique sabendo que quem estiver em Kiribati ou em Samoa estará entre as primeiras pessoas do mundo a comemorar a passagem de ano.

Os dois paíeses estão “favorecidos” geograficamente no sentido de que nessas regiões os fusos horários são os mais adiantados. Mesmo com essa vantagem toda, o governo de Samoa chegou a dar um jeitinho para pular o dia, fazendo com que o final do dia 29 emendasse no começo do dia 31 – espertinhos! Só para você ter uma ideia, esses dois lugares já comemoram o novo ano quando aqui no Brasil os relógios marcam 8 horas da manhã – no horário de Brasília.

Como assim?

Kiribati Fonte da imagem: Reprodução/Terra

O primeiro ponto do planeta a passar de um ano para o outro é, na verdade, a Linha Internacional de Data (LID), que segue no Oceano Pacífico a oeste do Havaí. Seguindo essa lógica, o primeiro lugar a mudar de ano seria a Antártida, mas quando pensamos em lugares habitados e com comemorações, voltamos a Kiribati.

Agora você já sabe quais são os primeiros lugares a comemorar a chegada de um novo ano. Porém, se 2013 está bom demais para você e sua vontade é aproveitar até o último segundo, a dica é passar a noite de réveillon no Havaí, o último lugar do planeta a celebrar a ocasião.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.