O que aconteceria se um asteroide de 100 metros caísse no oceano?
154
Compartilhamentos

O que aconteceria se um asteroide de 100 metros caísse no oceano?

Último Vídeo

Se você não gosta dos filmes do Roland Emmerich nem do hobby da Nana Gouvêa, talvez fique desconfortável em saber a nova hipótese desastrosa divulgada por cientistas russos. A equipe de pesquisadores afirma que, caso um asteroide, entre 100 e 200 metros de diâmetro, caia em um dos nossos oceanos, o resultado poderia ser um tsunami com ondas de até meio quilômetro de altura.

O diretor do centro de monitoramento e prognóstico do Ministério de Emergência da Rússia, Vladislava Bolov, disse que ainda não existem estudos aprofundados sobre asteroides desse tamanho, mas as consequências de um impacto dessa magnitude nos mares seriam definitivamente catastróficas, segundo as previsões.

Meteoros que já caíram

Bolov diz que atualmente existem 120 crateras gigantes espalhadas pelo mundo, originadas pela queda de asteroides na Terra. A maior delas se encontra na Sibéria e tem mais de 100 quilômetros de diâmetro, na bacia do rio Popigai — a estimativa é que o impacto tenha acontecido há 36 milhões de anos.

Vários pesquisadores acreditam que a queda desses meteoros como uma das causas prováveis para a extinção de espécies. Alguns afirmam até mesmo que algo do tipo foi responsável pela extinção dos dinossauros.

O impacto de até mesmo objetos muito menores poderiam ocasionar em grandes calamidades, caso haja áreas populosas nas proximidades, de acordo com os cientistas. “Que tipo de calamidades”, você pode se perguntar. Digamos que estejamos falando de uma explosão da grandiosidade de uma bomba atômica sendo detonada.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.